Texto e Fotos: Marília Porcari – Acontece Louveira

Maiores, mais pesadas e detalhes bem diferentes das atuais ‘magrelas’: com modelos assim, a exposição de bicicletas antigas tem chamado a atenção de quem passa pelo 1º Louveira Bike. E foi justamente esta evolução percebida pela jovem de 13 anos, Nicolle Forato Borriero, que acompanha o pai Fábio, no evento. “Achei bem legal, nunca tinha visto este tipo de bicicleta, tem rodas bem maiores, pedais diferentes, o símbolo da marca não é de adesivo, como algumas que vemos hoje. É interessante”, disse.
Não é de se espantar que Nicolle não conhecesse estas bicicleta, afinal, ele não havia nascido ainda quando a Caloicross de 85 fez sucesso no filme E.T. Um modelo igual está exposto na Estação de Trem de Louveira e é mais velha que o próprio dono, o colecionador louveirense, Lucas Moretti, que tem apenas 26 anos. Esta bike é uma das suas preferidas e não importa a proposta que receba, ele não pensa em se desfazer dela. “Esta foi um achado. Era de uma pessoa que morava próximo de casa, que ganhou na adolescência”, conta, lembrando que o antigo dono também não queria vender porque tem valor sentimental. Mas Lucas conseguiu fazer negócio e a bike virou uma das queridinhas de sua coleção, que tem cerca de 40 modelos.

A paixão de Lucas pelas magrelas vem de família: seu pai, Norberto, sempre teve bicicletaria e há mais de 40 anos começou a colecionar. Tem suas preferidas e sabe a história de quase todas, não só das marcas e modelos, mas também de seus antigos donos. Escolheu 30 delas para levar para a exposição e tem chamado a atenção inclusive de outros louveirenses que não conheciam sua coleção. “Muitos vizinhos e amigos passaram por aqui e se surpreenderam com a quantidade”, diz, ressaltando que está gostando da experiência de participar de uma exposição. “Estou achando muito bom. É oportunidade de conhecer mais pessoas que gostam, fazer contato. Está de parabéns!”, elogia.

Outro expositor que também está adorando a chance de colocar suas magrelas para serem admiradas é Alexandre de Souza, conhecido como Lobão, que é de Jundiaí e neste sábado (21) levou nove das 30 bikes que tem. Neste domingo (22), ele pretende levar mais nove. “É o que cabe na minha kombi”, explica, contando ainda que cada uma delas é tratada com muito carinho e transportada com cuidado, envolvida em papelão para não arranhar a pintura, que ele ressalta ser original.
Entre as mais raras – e preferidas – estão as Mountain Bikes de 84 e 85. “Quando vou pedalar com elas, muita gente vem falar comigo, contar que também teve uma, ou que gostaria de ter”. Mas nem pense que Lobão usa suas voltinhas ou vai usar este evento para fazer negócio e vender suas belezinhas. Se você perguntar o motivo, a resposta é direta: “Porque dói”. Porém, para quem quiser conversar sobre as bikes, ele também sabe a história de cada uma delas e com muita simpatia explica sobre cada detalhe.

Sobre o evento, ele destaca a iniciativa da administração municipal louveirense em realizar esta ação. “Achei perfeito. Não vejo tantas oportunidades como esta. Vim de Jundiaí para cá pela primeira vez com as bikes e espero que seja o primeiro de muitos eventos”. No que depender do prefeito Estanislau Steck, o cicloturismo será incentivado em Louveira. “Durante a pandemia, o ciclismo cresceu muito e agora organizamos cinco rotas turísticas na cidade, que vai passar por 39 propriedades rurais. Nestes trajetos, o ciclista vai encontrar todo o suporte necessário”, afirma, destacando que as rotas contarão com ‘bike station’ e serão apresentadas neste domingo (22).
Steck ressaltou ainda a importância de receber bem o ciclista, para que volte em outras oportunidades, trazendo inclusive sua família e fortalecendo o turismo sustentável em Louveira, gerando renda aos produtores rurais e mais oportunidades.

Louveira Bike termina no domingo (22)

O 1º Louveira Bike começou na sexta-feira (20), com palestra sobre a mudança nas bicicletas ao longo do tempo e sobre a trajetória do palestrante Márcio Ravelli no mountain bike. A noite foi encerrada pelo Tributo à banda Queen e Outros Clássicos, com Renan Cavolik .
Neste sábado (21) a programação traz a exposição de bicicletas antigas, apresentação do DJ Jota Wagner, diversas palestras, com profissionais como o narrador e comentarista esportivo Luciano Kdera Lancelotti, treinador especializado em MTB e técnico da seleção brasileira Cadu Polazzo, treinador de ciclistas brasileiros e campeão mundial de MTB Hélio Souza e a nutricionista esportiva Alyne Hentz. A noite encerra com um Tributo à Amy Winehouse, com Shelly Simon.

Confira a programação para este domingo (22):
9h: lançamento do Projeto Rotas do Cicloturismo de Louveira;

14h – Jazz Na Cara O grupo de traditional jazz fundado pelo músico louveirense Ricardo Oliveira já percorreu todo o Brasil e agora apresenta seu repertório ao público da cidade.

15h40 – Marcio Maresia – O reconhecido cantor, gaitista e multi-instrumentista apresenta seu show autoral “One Man Band”, onde toca vários instrumentos ao mesmo tempo.

Protocolos
Para garantir segurança a todos os participantes, todos os protocolos de combate à covid-19 serão rigorosamente seguidos. No local, a equipe da Vigilância em Saúde vai realizar a entrega de kits de máscara e álcool em gel. Funcionários da Prefeitura estarão no local durante o evento aferindo a temperatura dos participantes e orientando sobre os protocolos de saúde.

Confira abaixo os protocolos de segurança que serão adotados nos dias do evento:
– A aferição de temperatura nas entradas do evento.
– Uso obrigatório de máscara
– Frascos e totens de álcool gel 70% serão estrategicamente distribuídos pelo local
– Controle de acesso para evitar aglomerações

1º Louveira Bike

Dias 20, 21 e 22 de agosto | Das 8h às 21h
Estação Ferroviária de Louveira | Rua 21 de Março, nº 35-159, na Vila Pasti