Olá! Recebemos esta pergunta e hoje vamos falar sobre o que você “pode” fazer sozinho e o quando “deve” contratar um tradutor/intérprete. Escrevo entre aspas, porque esta é uma decisão muito pessoal e que deve seguir os protocolos da sua empresa. Porém, vou te ajudar hoje a entender quando contratar um profissional para sua reunião ou evento.

Primeiro, quero esclarecer que tradutor, em geral, faz traduções de documentos/textos. Quando temos o que se costuma chamar de “tradução simultânea” ( cujo nome é, na verdade, interpretação simultânea), o profissional que a faz é um intérprete. Muitos profissionais (como eu!) atuam nas duas áreas.

Para saber se você deve contratar um tradutor ou intérprete, vamos às dicas:

  1. Se você tiver um evento ou palestra com alguém falando em inglês, é ideal contratar um intérprete para que todos possam compreender perfeitamente o que está sendo passado.
  2. Se você tem um documento ou procedimento da empresa, também é ideal que um tradutor faça a tradução para o português para evitar erros.
  3. Se for um e-mail, em geral, se você tem um bom nível de Inglês, pode ler por si mesmo com a ajudar de um Linguee, Google Tradutor ou equivalente. Se for um assunto que ainda não domina, vale pedir auxílio a um tradutor.
  4. O grande desafio aqui é saber se uma reunião ou visita deve contar com um intérprete. O que se deve avaliar é o nível de inglês de quem vai participar da reunião. Se todos tiverem um nível mais avançado e se sentirem confortáveis, a reunião pode acontecer somente com vocês e irem tirando as dúvidas com o visitante. Porém, se não for o caso, chame um intérprete.  Também vale pensar no que a reunião ou visita representa, pois as vezes vale mais trazer alguém para auxiliar do que perder algum detalhe importante por falta de compreensão.

Vale lembrar que o intérprete se desloca para o lugar em que a reunião for acontecer. Vale procurar um intérprete das proximidades, mas é possível contratar profissionais de qualquer lugar do país. Informe sempre o tema da reunião, datas e horários para que a pessoa veja se consegue te atender nesta data , ok? E, se precisar, pode me chamar também! Thanks!!

Texto de Natália Porcari Gerciano – nataliaporcari1@gmail.com
Foto de Free-Photos

Veja mais: