Olá, pessoal! Sei que o tema de hoje reflete o que muitas pessoas passam: não estão em uma função que use o Inglês ainda e também não têm planos imediatos de viajar ou estudar fora. Então, como fazer com que seu aprendizado se mantenha até que surja a oportunidade de usar o Inglês todo dia no trabalho?

Bom, é simples e eu posso te ajudar!

Para começar, se você estiver estudando em uma escola ou com professor particular, mantenha o seu plano de estudos em dia. É o passo inicial. E, se não estiver estudando, seguem algumas dicas para ajudar a praticar o que você já aprendeu.

  1. Revise o que já estudou em materiais antigos. Todo mundo que já fez aula tem aqueles livros didáticos que começou e nunca terminou. Então, pegue lá do comecinho e vá revisando vocabulário, gramática, ouvindo os áudios. Tire dúvidas com amigos ou familiares ou me escreva, que estou ao dispor. 
  2. Procure ouvir o máximo de Inglês que puder. E variar o tipo de recurso: ouça podcasts, músicas, assista séries, veja vídeos curtos ( fica a dica do site www.ted.com, que  é ótimo e tem vídeos curtos sobre muitos assuntos). Quanto mais você variar a forma que ouve Inglês, mais “afiado” vai ficar.
  3. Escreva. Pode ser mensagem no whatsapp ou e-mail (manda pra mim, ta aí embaixo!), pode ser um texto aleatório, pode ser um comentário de um filme. Enfim, coloque no papel o que você está estudando e peça para alguém ler e te dar um feedback.
  4. Fale. Fale.Fale. Você pode até não conversar em Inglês na primeira semana de estudos autodidatas, mas só nela. Depois disso, é essencial praticar. Mande áudio para os amigos que falam ou que estão estudando, contate uma ex-teacher, veja se uma escola perto de você tem grupos de conversação ou ainda , entre em redes sociais de idiomas (por exemplo, o Tandem). 
  5. Abuse da tecnologia. Aplicativos, podcasts, redes sociais, mudar seu celular e computador todo para Inglês, se arriscar com e sem legendas em vídeos. Enfim, use todos os recursos que você já tem.

Dá para estudar sem grana, sim. Basta usar de forma inteligente o que já está ao seu alcance! Em breve, vou dar mais detalhes sobre isso. Keep studying! See you next week.

Texto de Natália Porcari Gerciano – nataliaporcari1@gmail.com
Foto de Free-Photos

Veja mais: