A Academia Louveirense de Letras e Artes (ALLA) recentemente lançou sua V Coletânea, que reúne trabalhos de diversos acadêmicos da cidade, e já está planejando o lançamento de edital com as regras para interessados em ocupar uma das sete cadeiras disponíveis.
A ALLA foi fundada em 2015 e atualmente tem Sandra Rossi como Presidente. São 40 cadeiras e 33 estão ocupadas por nomes importantes ligados à cultura e arte. Em entrevista ao site Acontece Louveira, Sandra comentou sobre a importância de valorizar os artistas louveirenses e fala sobre os projetos.
“Todos os acadêmicos que fazem parte da ALLA, como carinhosamente a chamamos, acreditam muito que a cultura é o caminho que une todo, independente de raça, cor, credo, status social… Os artistas são eternos sonhadores e acreditam no sentimento de que o mundo pode ser melhor”, diz.
Com o objetivo de aproximar do público, a ALLA está aguardando a liberação de um espaço para poder atuar mais fortemente junto à comunidade. “A diretoria se reúne todo mês para deliberações e todos os acadêmicos a cada dois meses. Não temos reuniões mais regulares por falta de espaço. Porém, estamos para receber da Prefeitura a cessão de um espaço para que possamos fazer sarau literário, cursos de redação e poesia, enfim muitos eventos que poderemos fazer para que a população possa desfrutar de eventos culturais.”
Novos artistas de Louveira
ALLA também deve divulgar em breve um edital para os interessados em ocupar uma cadeira na Academia. Poderão se inscrever pintores, escritores, cantores, poetas, entre outros artistas, que deverão apresentar seus trabalhos e um currículo.
A avaliação será feita uma comissão que vai verificar quem tem o perfil para compor a Academia. “Temos grandes nomes que fazem parte da nossa Academia, tais como Jorge Lemos, fundador da AMLAC (Academia Metropolitana de Letras, Artes e Ciência de Vinhedo), jornalista e que tem livros lançados em Portugal. Também faz parte da ALLA a escritora e poetisa Julia Heimann, que tem 10 livros publicados, pertence à Academia Jundiaiense de Letras, à Academia Feminina de Letras e Artes e ao Grêmio Cultural Prof Pedro Fávaro”.
Aos nomes citados, seguem Ana Laura de Carvalho Patrão, Aparecido Bi de Oliveira, Armando José Heimann, Benedito Aparecido Corrêa, Carlos Miceli, Carlos Tiokal, Cida Reis, Darcio Calligaris, Diacuí Pagotti, Donizete Saraiva Deolindo, Eleide Assunção Reges, Erick Rolf, Fátima Lisboa, George Alberto Lemos, Gerson Domingos Oliveira, Giovanni Cunha, Hercílio Soares, Lourival de Barros Santos, Marlei Camanhes Oliveira, Odete de Fátima Moscospki, Onides Mazzo Soares, Robson Persan, Samuel Moscospki, Sonia Baldo, Tatiane Gomes Lavignatti e Ubirajara de Souza Tavares.
V Coletânea
Entre as conquistas deste grupo de artistas está a quinta edição de uma coletânea de trabalhos. É a primeira da gestão de Sandra, que comemora e convida a todos para conhecerem as obras. “A função da Academia é mostrar ao público que fazemos arte e que essa arte é para divulgarmos para a população louveirense. O artista sem público não sobrevive”.
Para este contato, a ALLA mantém um blog e também uma página nas redes sociais.
Reportagem: Marília Porcari
Fotos: Redes Sociais