A Prefeitura de Louveira segue na noite desta quarta-feira (17) o trabalho de desinfecção noturna de ruas, calçadas e locais públicos para combater a transmissão da covid-19 nos bairros da cidade. A vez agora é do Alto da Colina.

A desinfecção começou na terça-feira (16) e já foi feita nos bairros Lago Azul, Residencial Burk e Cidade Jardim. Todos os bairros da cidade serão atendidos pela ação.

Na sequência, o trabalho será feito nos seguintes bairros: Jardim são Francisco, Santo Antônio, Jardim Belo Horizonte, Vila Pasti, Residencial Serra Azul, Colinas de São José, Monterrey e Estiva. A lista segue a ordem de maior número de casos confirmados de covid-19.

A aplicação é feita diariamente a partir das 20h, quando entra em vigor o toque de recolher anunciado pelo Governo paulista em todas as cidades do Estado como medida de contenção da pandemia.

A Prefeitura preferiu não definir exatamente a data de cada bairro porque espera fazer o trabalho em menos tempo do que previsto inicialmente. No primeiro dia, na terça-feira, que deveria ter acontecido em apenas no Lago Azul, as equipes conseguiram finalizar também o Burck e o Cidade Jardim.

O produto usado é o hipoclorito de sódio diluído, que está sendo pulverizado e é seguro quando manipulado dessa forma: 2,5% a cada litro de agua, conforme recomendações do fabricante. O hipoclorito diluído mata o vírus e não faz mal para a saúde de seres humanos e animais.

Técnicos da Secretaria de Saúde reforçam as recomendações para que todo os moradores usam máscaras, só saiam de casa se for essencial e evitem sempre, a todo custo, as aglomerações e festas clandestinas.

A higienização das mãos, com sabonete e/ou álcool em gel, é outra importante ferramenta de combate à pandemia.

O Estado de São Paulo inteiro está na Fase Emergencial do Plano São Paulo de combate à pandemia, que é a fase mais restritiva já imposta. Apenas os serviços essenciais estão autorizados a funcionar, e mesmo assim com algumas regras especiais.

O sistema de saúde está à beira de colapso em todo o Estado. Em Louveira a capacidade da UTI para covid chegou a 100%, assim como acontece em diversas cidades da região.