A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou, nesta terça-feira (1), o Projeto de Lei 723/2020, do governador João Doria, que cria Distritos Turísticos no estado de São Paulo, além da promoção turística usando a logomarca ‘SP Pra Todos’. Agora o texto segue para sanção do próprio governador. Com isso, a região do Serra Azul, formada por Itupeva, Jundiaí, Louveira e Vinhedo passa a fazer parte do Distrito Turístico.

A criação dos distritos atenderá regras como áreas territoriais situadas em um ou mais municípios que contenham relevância paisagística, natural, arquitetônica, histórica, cultural ou étnica, bem como complexos de lazer ou parques temáticos e potencial para o desenvolvimento do turismo nacional ou internacional.

A iniciativa busca, ainda, a ampliação econômica dentro do setor turístico, gerando emprego, renda e fortalecimento da competitividade do turismo paulista.

Com a sanção da medida, a região do Serra Azul passa a integrar o Distrito Turístico do Estado de São Paulo, que abrange os municípios de Itupeva, Jundiaí, Louveira e Vinhedo, que abriga parques como o Hopi Hari e Wet’n Wild, além dos shoppings Outlet Premium e Serra Azul e que recebem, anualmente, cerca de 10 milhões de visitantes.

Além desta aprovação na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, no dia 17 de dezembro de 2019, foi promulgada na Câmara Municipal de Itupeva, a criação do Distrito Turístico do Município de Itupeva, por meio da Lei Complementar 474, que dá as diretrizes e incentivos, num território localizado no quadrante norte do município, com área total de 7,744 km², situada na região do Serra Azul.

Fonte: Prefeitura de Itupeva