Com mais de uma hora de atraso, os vereadores iniciaram os trabalhos legislativos de 2021. De acordo com o presidente Marquinhos do Leite, a demora se deu ao fato de uma longa discussão a respeito dos assuntos a serem tratados durante a noite.

A primeira sessão foi marcada por uma pequena discussão a respeito do Projeto de Resolução número 02/2021, que cria e disciplina a atuação das comissões internas de trabalhos institucionais da Câmara. Os vereadores se posicionaram sobre a redução do número de comissões e o fim do chamado ‘FG’ – Função Gratificada, que é quando o servidor público recebe mais por ser designado para novas funções.

Houve destaque para os apontamentos feitos pelo Tribunal de Contas a respeito destas questões, sendo este o motivo da presidência da Câmara colocar para votação com urgência estas mudanças.

Em sua primeira sessão como vereador desta legislatura, Marquinhos Deca se colocou contrário à proposta já que, em sua opinião, o fim do FG ‘tira de quem merece’. O presidente Marquinhos do Leite pediu que Deca passasse uma sugestão por escrito de quem são estas pessoas. Deca se comprometeu a avaliar.

Já Nilson Cruz parabenizou a decisão dos cortes, que avaliou como ‘difícil’. “Tem que diminuir porque há muitas comissões e o presidente que tem que decidir fazer isso. Não vou atrapalhar a sua administração”, disse. Outro estreante da noite, Fábio Borriero observou sobre o FG: “Tem que avaliar quem se dispõe mais”.

Laércio Neres aproveitou para lembrar que quando foi presidente da Casa também teve apontamentos do Tribunal de Contas e já havia reduzido a quantidade de comissões na Câmara. Marquinhos destacou que se for necessário voltar com estes trabalhos, a mudança pode ser feita, mas neste momento é hora de diminuir.

Na hora da votação, os vereadores Tico, Priscila Finamore, Kaká Rodrigues, Nel da Van e Marquinhos Deca foram contra e o placar ficou em 6×5, já que Leandro Lourençon não estava presente. Como o projeto precisava de maioria absoluta, não foi aprovado.

Os vereadores também votaram o Projeto de Resolução nº 01/2021, que modifica cargos de direção, bem como aprovaram as emendas deste projeto e as atas das sessões anteriores.

 

Texto: Marília Porcari Gerciano (Acontece Louveira)// Foto: Reprodução TV Câmara