Cidades como Louveira que estão na Fase Laranja do Plano SP de retomada da economia poderão abrir por mais duas horas, passando das atuais quatro horas para seis horas consecutivas durante quatro dias úteis.

A medida foi anunciada pelo Governo de São Paulo nesta quinta-feira (2), durante coletiva de imprensa realizada no Palácio dos Bandeirantes, e será formalizada em decreto. A ampliação do horário será permitida para comércio de rua e shoppings.

A mudança foi avaliada e autorizada pelo Centro de Contingência do Coronavírus. A alteração prevê o aumento de duas horas a mais (das atuais quatro horas para seis horas consecutivas) durante quatro dias úteis. A norma para o estabelecimento respeitar lotação de até 20% da capacidade do local continua mantida. Esses cuidados são necessários para evitar a proliferação do coronavírus no ambiente.

“O Centro de Contingência autorizou uma opção de funcionamento por seis horas durante quatro dias úteis. Com comércio operando quatro dias durante seis horas e fechando três dias, é possível um melhor planejamento e também garante a segurança pelo aspecto da saúde”, afirmou a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen. O detalhamento da flexibilização do horário será divulgado em decreto, a ser publicado nos próximos dias.

A fase 2, também chamada de Controle, é uma das cinco fases previstas no Plano São Paulo, programa do Governo do Estado com orientações para uma retomada segura da atividade econômica durante a pandemia do coronavírus. Atualmente 11 das 22 regiões do Estado estão classificadas na fase 2.

A classificação das fases (sendo a 1 com mais restrições e a 5, com menos) leva em considerações indicadores como ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e variação do número de casos e óbitos causados pela COVID-19.

Em cada uma das fases o Plano São Paulo prevê quais serviços estão autorizados a funcionar e quais regras sanitárias devem ser obedecidas. A situação atual do estado e os protocolos de segurança que os estabelecimentos devem seguir estão disponíveis no site www.saopaulo.sp.gov.br/planosp.

fonte: Governo do Estado de São Paulo