Após novo comunicado emitido pelo Governo do Estado na noite desta terça-feira (11), a Secretaria de Saúde de Louveira também suspende a partir de hoje o cadastro de vacinação para puérperas com comorbidades. Na terça-feira (11), devido a alerta divulgado pela Anvisa, o Estado já havia suspendido a imunização de gestantes com comorbidades e idade superior a 18 anos.

Em nota enviada aos municípios, o Plano Estadual de Imunização (PEI) de São Paulo informou que a vacinação para grávidas e puérperas com comorbidades no estado segue temporariamente suspensa. A imunização será retomada tão logo novas remessas de vacinas do Butantan e da Pfizer sejam direcionadas pelo Ministério da Saúde para estes públicos.

A nova data será amplamente divulgada assim que os imunizantes estejam disponíveis nos postos de vacinação.

O Programa Nacional de Imunização, seguindo a recomendação da Anvisa, decidiu na tarde de hoje (11) suspender a vacinação de gestantes e puérperas com a vacina da Fiocruz/Astrazeneca. A decisão foi tomada após o registro da morte de uma grávida no Rio de Janeiro que havia sido vacinada com o imunizante. A relação entre a administração da vacina e o óbito ainda está sob investigação, mas a suspensão foi adotada por cautela.

O órgão federal sinalizou que emitirá nota técnica com relação às gestantes que já receberam a primeira do imunizante.