Nesta quarta-feira (18), para marcar o Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Prefeitura de Louveira distribuiu panfletos sobre o tema na Igreja Santa Terezinha, durante a entrega de cestas de alimentos para as cerca de 200 famílias cadastradas do bairro Monterrey. A ação faz parte da campanha “Faça Bonito”.

A data tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para a importância da prevenção e do enfrentamento à violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil.

“O dia 18 de maio não é só uma data de informação, cuidado e proteção dos vulneráveis, mas também uma busca pelo direito dessas crianças e adolescentes. A campanha tem como meta fortalecer essa rede de apoio, dando voz para essas vítimas”, disse a psicóloga do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Patricia Martins Fernando.

Ainda de acordo com a psicóloga, é preciso ficar atento aos sinais para identificar casos de abuso sexual em crianças e adolescentes. “O principal sinal de abuso é a mudança brusca de comportamento, como no desempenho escolar, introversão e alteração no sono. Por isso é essencial que as famílias, professores e médicos se mobilizem para identificar esses sinais”, finaliza ela.

Campanha

A entrega de panfletos possibilita conscientização de um maior número de pessoas, como é o caso do motorista Vilson Roberto Franco, de 43 anos, que conheceu a ação na manhã desta quarta-feira. “Eu soube da campanha hoje pela primeira vez e acho muito importante que tenha essa divulgação, pois pode alcançar muitas pessoas que também não tinham conhecimento dela e para que também saibam identificar os sinais de abuso”.

A moradora da região do Monterrey, Leticia Yvana, de 25 anos, também apoiou a iniciativa. “Existem pessoas sem estrutura e apoio, e com essa movimentação elas passam a saber que têm a quem procurar. Conheci a campanha através dos anúncios pela cidade, e por isso acredito que informação é a coisa mais importante”, disse.

A campanha Faça Bonito prossegue até 28 de maio com ações nas escolas, divulgação nos canais oficiais da prefeitura e “Dia D”. Confira abaixo.

Ação nas escolas
Desde o início de maio, adolescentes de 11 a 14 anos matriculados em escolas estaduais de Louveira estão participando de oficinas sobre o tema. As atividades são conduzidas pela Secretaria de Assistência Social, em parceria com a Secretaria de Cultura. Nas oficinas, após assistirem uma apresentação sobre o tema, os alunos são convidados a expressar suas percepções através da arte com desenhos, música, teatro e poemas.

Dia D
No dia 28 de maio, a Secretaria de Assistência Social realiza na Quadra do Jardim Esmeralda o “Dia D de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. Das 13h às 17h, haverá contação de histórias, aulas de zumba, distribuição de panfletos, e um sarau com apresentação das atividades desenvolvidas pelos alunos das escolas estaduais.

Denuncie
Fique atento e em caso de suspeita de abuso ou exploração sexual infantil, denuncie pelo Disque 100 ou no Conselho Tutelar pelos números (19) 3878-4616 e 3878-4585.