Feriado antecipado de 9 de julho para esta segunda-feira, dia 25 de maio, deve aumentar o índice de isolamento social em São Paulo. Neste final de semana o percentual no Estado ficou em 55% conforme Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo de São Paulo.

O objetivo é conseguir ultrapassar 60% do isolamento e chegar até 70%, considerado ideal para evitar a disseminação do Coronavírus. No Estado de São Paulo a cidade mais próxima de alcançar estes índices é São Sebastião, que registrou 67% no último domingo (24).

Os índices desta segunda-feira (25) ainda não foram divulgados mas o que as autoridades tem percebido é que o isolamento é sempre maior aos finais de semana, já que muitas pessoas não saem para trabalhar. Com isso, o feriado estadual de 9 de julho, que comemora a Revolução Constitucionalista de 1932, foi adiantada para esta segunda-feira, dia 25 de maio.

Cidades com maior isolamento social

Além de São Sebastião, mais três cidades passam o índice de 60% de isolamento social: Ibiúna com 63%, Ubatuba com 62% e Santana de Parnaíba com 60%. Na região, Valinhos e Vinhedo tem os maiores índices: 55%. Jundiaí e Itatiba registraram 52% de isolamento da população.

Louveira não é monitorada pelo Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do Governo de São Paulo, que analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social.