A campanha “Fica em Casa” tem incentivado as pessoas a manterem o distanciamento social neste período de enfrentamento da pandemia de Covid-19. Os bares, restaurantes e ‘baladas’ estão fechados. Shows e eventos cancelados. O trabalho também tem sido realizado muitas vezes de casa.

Sem sair, a tentação de permanecer de pijama ou nem pentear o cabelo é grande. Mas, para quem quer melhorar a autoestima na quarentena, uma dica valiosa: maquiar-se.

É o momento certo para errar e refazer (ou deixar borrado mesmo) porque não há a pressão de horário para ficar pronta e tempo de sobra para testar e aprimorar as habilidades com pincéis, sombras, corretivos e cílios.

Mas além disso, os autocuidados fortalecem a autoestima e a saúde mental, importantes para este momento de enfrentar uma pandemia com altos números de mortes e de uma doença sem cura.

Autoestima e autocuidado

A maquiadora de Louveira, Layla Mosca, tem aproveitado seu tempo para limpar pincéis, arrumar sua bancada e makes, mas também mantém a rotina de se arrumar para fazer fotos e lives. Para ela, manter a autoestima e o autocuidado é importante. “Se você perde o desejo de se arrumar, perde o desejo de se cuidar e de se preservar logo fica doente, depressiva e sem motivos pra se levantar da cama de manhã”, considera.

Estes cuidados podem tornar o distanciamento social mais leve. É o que considera psicólogo e doutor em neurociência do comportamento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Yuri Busin. Em entrevista ao site Nossa do Uol, ele explicou: “A gente se arruma, em primeiro cenário, para nós mesmos e não pelo outro. Só por estar em casa vai largar mão disso? Pelo contrário. É importante se cuidar para transformar o ambiente de casa como se fosse o externo, a fim de tornar esse clima de estresse mais ameno”.

Já a médica e consultora de imagem Paula Serman, em entrevista para a Veja, destacou: “Em tempos incerteza, quando as pessoas estão mais tristes e sozinhas, a beleza pode ser uma ferramenta de consolo. É importante que se coloque meios concretos para que os sentidos tenham uma boa experiência”.

Com informações de Uol e Veja
Foto de Dids