Apesar do saldo positivo de 250 vagas no primeiro semestre de 2020, sendo a única cidade do Aglomerado Urbano de Jundiaí (AUJ) a terminar o período com mais contratações do que demissões, a indústria e comércio de Louveira amargam mais demissões do que contratações nos seis primeiros meses deste ano. As informações são do CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados.

A indústria de Louveira demitiu mais do que contratou neste primeiro semestre. Foram três meses com saldo positivo de criação de vagas, totalizando 108, mas no restante foram mais demissões do que admissões, gerando saldo negativo de 112 postos de trabalho, o que fez o período ficar com saldo negativo de -4.

O comércio de Louveira, apesar de três meses de saldo positivo, com o acumulado de 63 postos de trabalho, foi o setor que teve desempenho pior: -84 vagas. Na outra metade do período as demissões foram maiores e o saldo negativo ficou de -147.

A agricultura de Louveira também foi um setor que registrou mais desligamentos do que admissões, fechando o período com -11 vagas. Apenas um mês teve saldo positivo de uma vaga a mais, nos outros cinco meses, houveram mais demissões do que contratações, com saldo negativo de -30.

Áreas que mais contrataram em Louveira

Neste período, o setor que mais gerou emprego em Louveira foi a área de serviços, com saldo de 287 vagas, sendo que também apresentou variação com três meses com saldo negativo, acumulado em -168, e três meses com mais contratações do que desligamento, totalizando 455

A construção ficou em segundo lugar, com saldo positivo de 62 vagas, mas foi o setor que menos teve oscilações nestes seis meses: em apenas dois teve saldo negativo de -6 vagas. Nos outros quatro meses acumulou saldo de 68 postos de trabalho.

Louveira é a única com saldo positivo no AUJ

Apesar deste panorama de oscilação, com meses com demissões brutas em alguns setores e outros com contratações aquecendo o mercado, Louveira é a única cidade do Aglomerado Urbana de Jundiaí (AUJ) com saldo final positivo de 250 vagas.

Foram 2.787 contratações em seis meses e 2.538 demissões. O mês de junho teve saldo positivo de 143 vagas, com a área de serviços sendo a que mais gerou emprego em Louveira, com 158 vagas criadas com carteira assinada. A indústria foi o setor que mais demitiu, fechando o mês com saldo negativo de -12 postos de trabalho.

No mês de maio, o saldo de empregos em Louveira ficou negativo: -51 vagas. Foram 315 admissões e 366 desligamentos.

Mas o pior registro foi em abril, quando foram apenas 282 contratações e 561 demissões, terminando com saldo negativo de -279 vagas. Todos os setores tiveram saldo negativo, sendo que comércio teve maior impacto com -110 postos de trabalho, serviços -100 e indústria -66.

Março também teve saldo positivo na geração de empregos em Louveira: 168 vagas. Foram 663 admissões e 495 demissões. A área que mais contratou foi a de serviços, com saldo positivo de 161 vagas. A indústria foi a área que mais demitiu, fechando em -34 vagas.

Em fevereiro, apenas o setor de agropecuária teve saldo negativo de -5 vagas e área de serviços continuou sendo a que mais contratou, com saldo positivo de 136 postos de trabalho. O saldo geral de Louveira foi de 204 vagas, sendo que foram 624 admissões e 420 demissões.

Mas no mês de janeiro, o setor de serviços foi o que teve pior saldo: -40. A indústria se destacou com saldo positivo de 57 postos de trabalho. No total foram 478 admissões nas cinco áreas pesquisadas e 422 desligamento, finalizando com saldo de 65 vagas.