Olá!! Agora que você já sabe como escolher seu curso, que tipo de curso é melhor para você e como manter uma rotina de estudos, além dos apps e sites que te ajudam a acelerar o aprendizado; vamos entender como o mercado de trabalho vai avaliar o seu conhecimento.

Existem três formas principais de avaliar seu conhecimento em Inglês: certificados de proficiência, entrevista e dinâmicas. Hoje vamos falar das certificações.

As mais conhecidas são o TOEFL e o TOEIC. Mas antes de correr fazer o TOEFL, saiba que esta certificação é mais voltada para a área acadêmica. Se quiser ter uma certificação voltada para o mercado de trabalho, opte pelo TOEIC.

O TOEIC mede seu nível de Inglês, ou seja, não tem aprovado ou reprovado. O que será avaliado pela empresa é se você atinge a pontuação que eles determinaram ser necessária para a vaga. E como funciona na prática?

Por exemplo, vamos supor que você quer se candidatar à vaga de Assistente de Marketing e vai trabalhar em contato com a matriz da empresa nos Estados Unidos. Pelas características do seu trabalho, a empresa XYZ decidiu que você tem que alcançar 600 pontos no TOEIC.  Eles irão te encaminhar para um centro aplicador do TOEIC, você agenda e faz sua prova. O resultado sai em mais ou menos 20 dias e baseados na sua pontuação, os recrutadores decidem se você segue no processo.

O TOEIC consiste em exercícios de listening e reading. Não há conversação. Ele também avalia indiretamente sua capacidade de administração de tempo. São vários tipos de questões e o aplicador não para o áudio, então, é importante se preparar!

Para saber mais , acesse o site https://www.ets.org/toeic/test-takers. Eles têm várias informações e materiais de preparação. E se resolver fazer por conta própria, é só procurar um centro aplicador. O teste custa aproximadamente R$ 400,00 e o certificado vale por dois anos. Eu recomendo que depois de um tempo estudando você faça o teste para saber sua pontuação pelo menos uma vez. E fique ligado, porque tem escolas que incluem simulados ou o teste como parte de sua metodologia. Vale pesquisar.

Mas e o meu certificado da escola de idiomas? Não vale nada?

Claro que vale! Ele também é um comprovante do seu nível, porém, por não ser uma certificação reconhecida mundialmente, provavelmente você precisará ainda passar pela entrevista para esta comprovação. Mas isso já é papo para uma outra coluna.

See you next week!

Texto de Natália P. Gerciano [email protected]
Foto de Free-Photos

Veja mais notícias: