Helloooo! Como estão?

Hoje o assunto é algo que tenho vivido também. As vezes não é possível conciliar os horários para fazer um curso ou a situação financeira aperta, mas você não queria deixar de estudar. Parabéns, aliás!

Sim, funciona estudar sozinho. Logicamente, não é o ideal, porque falta alguém que te direcione e uma prática de conversação mais focada, mas é possível aprender sim!

Sou estudante de italiano e vou compartilhar com vocês um pouco do que tenho feito, espero que possa ajudar vocês!

1) Eu uso um aplicativo para praticar idiomas (aquele famosinho verde, sabem?). Faço minha lição todo dia. Coloquei uma meta de 5minutos, mas quase sempre faço mais. Assim, aprendo vocabulário e gramática.

2) Pesquisar gramática. O aplicativo é mais intuitivo, então, quando tenho dúvidas ou quero fixar algo, busco na internet por textos ou vídeos. Por exemplo : plurais em italiano. E se tiver dúvida ainda, corro pra amigos que falam italiano para perguntar.

3) Praticar listening :eu não fico só falando, não, faço aquilo que ensino vocês a fazerem… hahaha. Estou ouvindo um podcast de notícias de 5 minutos toda manhã. Inteirinho em italiano. Como ele já existe há um tempo, ouço o do dia e deixo rolar alguns anteriores. Pratico uma meia hora.

4) Mais listening: estou assistindo um seriado com as legendas em italiano.

Tem hora que não entendo nada? Claro! Mas freqüência e persistência continuam sendo o foco. Estou pesquisando um aplicativo/rede social de conversação ainda. Mando notícias assim que encontrar. Futuramente, pretendo contratar uma professora para corrigir possíveis erros e praticar conversação. Fica a dica!!

Bons estudos! Have a nice week!

Natália Porcari Gerciano – @nataliatradutora