Olá, pessoal!
Essa é uma pergunta freqüente: quanto tempo preciso estudar para realmente aprender?
Bom, começamos com o fato de que qualquer quantidade de tempo que você dedique a estudar é muito válida. Pode ser uma música de 3 minutos, um áudio de 30 segundos com um amigo, enfim, tudo esforço que você direcionar para o idioma é um bom investimento.
Logicamente, cada pessoa tem uma realidade e uma necessidade com relação ao Inglês, mas falando em linhas gerais, recomendo duas situações:
1) Estudo diário
Coloque metas coerentes com sua rotina. Por exemplo, você pode estudar através de um aplicativo, 10 minutos todo dia. Se mantiver esta freqüência e freqüentar a sua aula uma vez na semana, além de fazer os deveres, já vai estar em contato constante com o idioma.
“Ah, mas 10 minutos bastam?”, vocês provavelmente estão se perguntando. Não existe um mínimo e um máximo de tempo. O mais importante é manter-se estudando, então, sim, 10 minutos são suficientes para elevar seu nível e te permitir praticar (com música, vídeo, aplicativo, podcast – o que você quiser).
Se você não estiver fazendo aulas regulares de Inglês, sugiro aumentar o tempo desta prática diária, mas sem exagerar! Não adianta colocar uma meta de duas horas de estudo todo dia e nunca conseguir cumprir, não é?

2) Estudo semanal
Se você faz aulas regulares de inglês, uma ou duas horas de aula na semana já são uma ótima prática. Além disso, você precisa praticar por mais 1 hora para fazer os deveres e um exercício de listening. Você pode, por exemplo, usar 30 minutos para o homework e mais 30 minutos para listening.
Novamente, não existe um tempo ideal, existe o tempo que te permite praticar e cabe na sua rotina.

A chave é a sua persistência!
Obrigada por estarem comigo e fiquem à vontade para compartilhar suas dúvidas. Se you!

Natália Porcari Gerciano
Tradutora, Intérprete e Professora
@nataliatradutora