A pandemia nos fez adaptar toda a nossa forma de viver. Com o uso do Inglês não é diferente. Empresas em todo o mundo têm utilizado cada vez mais reuniões virtuais , às vezes contando com participantes de vários países.  E aí vira uma mistura de sotaques e informações, bate um desespero… Hoje vamos falar sobre como se preparar e o que praticar para estar “afiado” na hora de participar de uma reunião.

Preparação:

Primeiro, você precisa preparar um ambiente silencioso e que tenha um fundo adequado para uma reunião de negócios. Cheque se você tem o link da reunião ou o programa que vai ser utilizado. Conheça as funcionalidades do programa que vai ser usado e entre na sala virtual alguns minutos antes do horário marcado.

Quanto ao Inglês, leia previamente qualquer material que tenha sido enviado ou seja relacionado com o assunto. Assim, você fica a par dos termos técnicos e do assunto da reunião.  

Caso você tenha alguma informação a passar durante a reunião, ou queira discutir algum assunto, pratique antes. Grave um áudio com seu celular e ouça em seguida. Assim, você pode aperfeiçoar a forma que se expressa e a sua pronúncia. O mesmo vale caso tenha que fazer uma apresentação. Você pode ainda pedir a ajuda de alguém para praticar com você ou ouvir seu áudio.

Se você sabe que tem algum falante não-nativo de inglês que vai ter sotaque, pode procurar vídeos na internet para ir se acostumando com a pronúncia dele/dela. 

E sempre ouça vídeos, músicas, assista séries, etc… a prática constante do listening vai te ajudar muito nestas horas.

Na hora da reunião

Só mantenha a calma e ouça com atenção. Se não entender algo, pergunte, peça para repetir. Se ficarem dúvidas , converse com algum colega que estava presente na reunião também. E fique calmo/calma…todo mundo está passando pelo mesmo que você.

**Bônus: caso o assunto seja muito importante e você precise de todos os detalhes, também pode contratar um tradutor para atuar como intérprete da reunião. Fale comigo, se precisar!!

Good luck and see you next week!!

Texto de Natália P. Gerciano [email protected]
Foto de Free-Photos

Veja mais notícias: