No Estado de São Paulo há 8.355 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), entre locados e da rede pública. Os dados são do Ministério da Saúde, divulgados na página exclusiva para tratar sobre o coronavírus.

Não há informações sobre a quantidade por município. A equipe de jornalismo do site Acontece Louveira entrou em contato por e-mail com a Prefeitura que não respondeu sobre a quantidade de leitos de UTI em Louveira. No município, em 2016, foi inaugurada uma UTI na Santa Casa, na época, com cinco leitos.

Já as informações sobre cada Estado, em sua totalidade, podem ser consultadas neste site que tem como objetivo dar mais “transparência às ações e esforços no combate ao coronavírus no país”, informa o Ministério da Saúde, acrescentando que também é uma forma de “informar à população tudo o que foi comprado ou doado e distribuído pela pasta para o enfrentamento da pandemia pela Covid-19”. 

Na plataforma é possível verificar, além dos leitos de UTI, a quantidade de itens como máscaras cirúrgicas, álcool, avental, kits de teste rápido, luvas, óculos de proteção, sapatilha e toucas usadas pelos profissionais da saúde.

A criação deste site também é uma maneira de ‘responder’ às denúncias de falta de equipamentos de proteção individual (EPI) que tem surgido em diversos locais do país. Na região, o Sindicato da Saúde recebeu 130 denúncias em uma semana e realizou fiscalização apurar esta falta de equipamentos.

Número de Respiradores

Nem o site do Ministério da Saúde e nem a Prefeitura de Louveira informam a quantidade de respiradores que existem disponíveis.

A compra de 15 mil respiradores para o país está em andamento, o edital do Ministério da Saúde se encerrou na última segunda-feira, dia 30 de março.

Este equipamento é essencial no atendimento aos pacientes com Covid-19.