Nesta sexta-feira (09) o Governo do Estado de São Paulo anunciou mudanças no Plano são Paulo e Louveira está agora na Fase Verde.

Neste ciclo, os estabelecimentos podem trabalhar com ocupação máxima de 60% de sua capacidade e apenas atividades que gerem aglomeração ainda estão proibidas.

Louveira acompanha a região de Campinas, que está agora na Fase Verde. Também evoluíram para esta categoria as região de São Paulo, Sorocaba, Baixada Santista, Taubaté e Piracicaba.

A região de Campinas ficou 62 dias na Fase Amarela, que já havia permitido a reabertura de academias, bares e restaurantes, além de ampliar o horário do comércio. O Plano São Paulo, anunciado pelo governador João Doria (PSDB) em junho, estabelece etapas de reabertura de setores da economia após os impactos causados pela pandemia de coronavírus.

Apesar da liberação, as prefeituras têm autonomia para decidir o que e quando deve reabrir.

O que muda na fase verde?

  • Shoppings e comércio de rua podem abrir por 12 horas e com aumento da capacidade para 60%;
  • Após 28 dias de estabilidade, eventos convenções e atividades culturais podem ser realizados com público em pé, mas com obrigação de controle e hora marcada.
  • Bares e restaurantes também podem abrir por 12 horas, desde que iniciem as atividades depois das 6h e terminem às 22h, com permanência no local até 23h;
  • Salões de beleza e barbearia podem abrir por 12 horas e com aumento da capacidade para 60%;
  • Academias de esporte de todas as modalidades e centros de ginástica podem abrir por 12 horas e com 60% de capacidade;

Segundo o Comitê de Contingência do Coronavírus de SP, o Departamento Regional de Saúde 7 (DRS-7), que inclui Campinas e outras 41 cidades, apresentaram redução no número de casos, internações de UTI e mortes, que são alguns dos critérios usados pelo governo estadual para reclassificação.

Com informações G1 Campinas