Feiras corporativas e eventos sociais já podem ser realizados em Louveira. A liberação, contudo, segue condicionada ao controle de público e ao uso obrigatório de máscara.

As novas medidas anunciadas pelo Governo do Estado, que entraram em vigor nesta terça-feira (17), também incluem o fim das restrições de horários e da limitação da taxa de ocupação dos estabelecimentos comerciais, que podem funcionar com 100% da capacidade.

Eventos que provoquem aglomerações, como shows com público em pé, casas noturnas com pistas de dança e competições esportivas com público, continuam proibidos em todos os municípios do Estado até o dia 1º de novembro, quando o governo espera que pelo menos 90% dos adultos de São Paulo tenham concluído o seu esquema vacinal contra a covid-19.

A liberação de atividades começa em um momento em que o estado vem apresentando queda no número de óbitos e de internações por covid-19, graças ao avanço da vacinação. Louveira imunizou, até esta quarta-feira (18), cerca de 85% da população com mais de 18 anos pelo menos com a primeira dose. No entanto, isso não significa que a pandemia esteja controlada.

Na semana passada, o estado voltou a apresentar um crescimento no número de casos. Além disso, o número de casos pela variante Delta (inicialmente identificada na Índia) já vem crescendo no estado e pode se tornar prevalente. A variante Delta foi responsável pelo aumento do número de casos em diversos países do mundo, inclusive na Europa e nos Estados Unidos.

A Secretaria de Saúde de Louveira ressalta que, apesar da flexibilização das medidas restritivas, é fundamental manter o respeito aos protocolos sanitários de combate à covid-19 como a higienização das mãos, o uso de máscaras e manter o distanciamento social.

Confira abaixo quais são as medidas que entraram em vigor  no Estado de São Paulo nesta terça-feira (17) e prosseguem até 1º de novembro:

– Fim das restrições de horário para comércio e serviços
– Ocupação de até 100% nos estabelecimentos
– Obrigatório o distanciamento de 1 metro
– Aglomerações continuam proibidas
– Obrigatório o uso de máscara em todos os ambientes
– Protocolos de higiene devem ser seguidos de acordo com o Plano SP
– Prefeituras possuem autonomia para determinar medidas mais rigorosas em suas cidades