Louveira recebe nesta quarta-feira (11) o lançamento do Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento será às 19 horas na Câmara Municipal.

Para explicar mais sobre a entidade, o Acontece Louveira conversou a presidente Adriana Viel, que falou sobre os principais objetivos do Instituto. Confira a entrevista:

Como o IBDPI vai atuar?
O nosso Estatuto oferece um amplo campo de atuação, porém, inicialmente nossa pretensão é levar informação sobre a temática do idoso na forma de entrevistas e palestras. Pretendemos ser um canal de informação e também de recepção de ideias, projetos e parcerias.

Quais os objetivos da entidade?
O IBDPI é uma entidade de amparo na defesa dos direitos da pessoa idosa no âmbito do território nacional, com foco no respeito da vontade da pessoa idosa e potencialização da sua autonomia, na promoção e incentivo de políticas-públicas e proteção dos direitos humanos e liberdades fundamentais, essenciais para uma sociedade que inclua todas as idades, sem discriminação e, em condições de igualdade, obedecendo a legislação pertinente e tendo como base o Estatuto da Pessoa Idosa.

Quais são os profissionais que atuam no Instituto?
Os nossos 36 associados-fundadores são de profissões diversas, entre contadores, assistentes-sociais, professores, gerontólogos, médicos, advogados, dentre outros.

Como foram selecionadas as pessoas que atuam no Instituto?
Nos encontramos em um curso de aperfeiçoamento dos direitos da Pessoa Idosa na ESA/SP – Escola Superior de Advocacia da OAB de SP e uma parte dos alunos em Outubro de 2018, decidiu por criar uma associação voltada para a temática.

Quando, de fato, começa o trabalho?
Já iniciamos desde fevereiro de 2019, quando nos reunimos no Instituto Amazônia de saúde, bem-estar e longevidade na cidade de São Paulo e nessa reunião surgiu o nome, a natureza jurídica, e as etapas a serem superadas. Em 09.11.2019, no Tabelionato de Louveira, os associados-fundadores em Ata, criaram a entidade, aprovaram o estatuto e elegeram a primeira diretoria e os conselheiros fiscais.

Por que o lançamento será feito em Louveira?
A cidade é muito bem posicionada, próxima aos grandes centros e ao Aeroporto Internacional de Viracopos. Entrecortada por uma das rodovias mais modernas e conservadas do país, a Anhanguera. Ademais, é acolhedora, o espaço que nos foi cedido pela Câmara Municipal, oferece condições para uma solenidade de lançamento de altíssima qualidade, ótimo aparelhagem de som, amplas instalações, enfim uma gama de boas justificativas para essa escolha. A prefeitura também nos auxiliou com a apresentação da Corporação Musical Progresso Louveirense e com a Guarda de Honra para a entrada das bandeiras.

Como as pessoas podem fazer contato com o IBDPI?
Inicialmente pelo nosso Facebook: Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa Idosa.