A atualização do Plano São Paulo de retomada da economia, feita nesta sexta-feira (10), mantém Louveira na Fase Vermelha, mais restritiva de todas, na qual só podem funcionar os serviços considerados essencial e o comércio deve permanecer totalmente fechado.

Louveira está englobada na região de Campinas, uma das quatro do Estado ainda na Fase Vermelha. Segundo os indicadores de saúde nesta sexta atualização, a ocupação de leitos para atendimento a pacientes graves de COVID-19 é satisfatória na maioria das regiões, mas há alerta em relação a cidades dos Departamentos Regionais de Saúde de Campinas (80%), Franca (85%) e Ribeirão Preto (88%), além de atenção especial a Barretos (78%), Piracicaba (78%) e Sorocaba (74%).

Nesta semana, Luiz Fernando Machado, que é presidente do Aglomerado Urbano de Jundiaí (AUJ), da qual Louveira faz parte, esteve no Governo do Estado de São Paulo para solicitar que as cidades do AUJ sejam desmembradas da Região de Campinas por terem um perfil diferente com maior tranquilidade nas internações hospitalares e podendo, assim, retornar para a Fase Laranja. Ainda não há resposta sobre este pedido.

Esta foi a sexta atualização do Plano São Paulo e estão previstas novas avaliações para os dias 24 de julho e 7 e 21 de agosto. Os índices epidemiológicos e capacidade hospitalar são verificados semanalmente e, em caso de piora acentuada, pode haver regressão de fase em caráter extraordinário. Tal medida já foi adotada em 19 de junho, nas regiões de Registro e Marília, e em 3 de julho, na área de Campinas.