A cidade de Louveira é a primeira a receber o novo projeto, agora virtual, dos artistas da trupe do Teatro a Bordo. A iniciativa também passará pela cidade de Santa Bárbara D’Oeste.

Em tempos de isolamento social, os artistas da trupe do Teatro a Bordo tiveram que se reinventar. Assim como muitos profissionais que estão se adaptando aos novos tempos virtuais, a trupe de artistas que viaja há 12 anos a bordo de seu contêiner-palco batizado de Caixola, encontrou uma forma de alcançar seu público: vão deixar o caminhão estacionado e rumar para uma aventura pelos ares, nas ondas da internet, do rádio e da imaginação!

A itinerância pelo Sistema Anhanguera-Bandeirantes, que já estava prevista para este ano, teve que se adaptar e será executada parcialmente a distância por conta da pandemia da Covid-19 mesclando técnicas de radioteatro e ações educativas, resultando na criação de uma cena inédita por cidade, com o objetivo de resgatar histórias da cultura popular e levar arte e informação para o público infanto-juvenil, além de integrar artistas e educadores das cidades envolvidas.

“Ouvir uma história e completar as imagens com a nossa mente, nos faz manter a imaginação atenta, proporcionando um distanciamento desse excesso de telas ao qual estamos todos expostos. Além de ser um meio democrático quando transmitido por rádio, pois alcança mais facilmente o público, principalmente aqueles sem acesso à internet” completa Talita Berthi, criadora do projeto.

Nos novos ares de 2020, a ação educativa acontecerá a partir de oficinas de contação de histórias por videoconferências com disponibilização e acesso gratuitos. As cenas criadas à partir do material recolhido nas oficinas serão gravadas em formato de podcast distribuídas por meio da internet e de espaços nas rádios locais. O link para inscrição das oficinas de Louveira (24/07) e Santa Bárbara d’Oeste (31/07) está disponível em: https://bit.ly/2ZOsenw.

O cronograma será o seguinte: na sexta-feira acontecerá a Oficina virtual de Contação por meio do aplicativo Zoom, onde as histórias serão recolhidas. Na quarta-feira, o vídeo da apresentação dos artistas locais com tradução em LIBRAS será publicado no canal do YouTube do Caixola e na segunda-feira seguinte o podcast completo será publicado no Spotify e também no YouTube.

A realização do projeto na íntegra, com as apresentações do contêiner-palco em praça pública, acontecerá quando os eventos abertos forem autorizados e seguros, respeitando os protocolos sanitários vigentes.

Vale ressaltar que todos os envolvidos na equipe do projeto trabalharão de forma remota, sem o encontro presencial.

O projeto Teatro a Bordo – Caixola de Histórias é apresentado pelo Ministério do Turismo e Instituto CCR, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o apoio da CCR AutoBAn – concessionária que administra o Sistema Anhanguera-Bandeirantes e integra o Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo –  em uma realização da BERTHI Produção e Arte e apoio local das Prefeituras Municipais.

CRONOGRAMA
ATIVIDADES VIRTUAIS DE LOUVEIRA
SEXTA-FEIRA (24/07)
16H – Oficina de Contação de Histórias – Oralidade e Memória
(Ação realizada pelo aplicativo Zoom. A inscrição acontece até 1 hora antes do início da reunião, por meio do link: https://bit.ly/2ZOsenw)
As histórias recolhidas nesta Oficina serão transformadas em uma cena que integrará a série de podcasts “Caixola de Histórias nos Ares” produzida pelo grupo e lançada semanalmente às quartas-feiras no Spotify e YouTube).

QUARTA-FEIRA (29/07)
16H – Publicação do Vídeo dos artistas locais*
*Acessível em LIBRAS

Serviço
Facebook: https://www.facebook.com/teatroabordo
Instagram: @teatroabordo
YouTube: https://bit.ly/2DYm5wu
Spotify: https://spoti.fi/2OJlIs3