A Prefeitura de Louveira inicia nesta semana a instalação de quatro novas bombas de água flutuantes na Represa do Córrego Fetá, localizada ao lado do Paço Municipal.

A água bombeada pelo sistema é enviada diretamente para a ETA (Estação de Tratamento de Água) para ser distribuída e chegar às torneiras da população. A previsão é de concluir as obras em um prazo de 30 dias.

A instalação vai aumentar o poder de bombeamento de água de 250 para cerca de 400 litros de água por segundo. O novo valor permite que a ETA esteja preparada para atender a demanda de aumento populacional prevista até 2035, segundo estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Para os operadores conseguirem acessar as bombas e realizar manutenções de maneira segura, a Prefeitura instalou na última semana uma plataforma flutuante, feita de polipropileno e madeira reforçada. Quando não está sendo utilizada, a plataforma fica na borda da represa.

Pela característica flutuante, sempre é possível acessar as bombas independentemente do nível da água.

A represa é a primeira da cidade e foi planejada para se tornar seu maior reservatório de água, mas suas obras ainda não estão concluídas. Ela também não recebeu um nome oficial por conta disso. Com a construção da represa, a Prefeitura espera ampliar em 16 vezes a capacidade de armazenamento de água, garantindo abastecimento para períodos de estiagem prolongada. O reservatório tem 115 mil metros quadrados de área e capacidade para armazenar 600 milhões de litros de água.