Uma apreensão de drogas nesta quarta-feira (22) em Louveira chamou atenção: além de maconha, cocaína e crack, os Guardas Municipais encontraram uma nova droga. Trata-se de uma maconha sintética, conhecida como Spice ou K2, que é uma mistura de maconha e ervas que possam ser queimadas. Neste material é borrifada uma substância química que parece com THC (Tetrahidrocanabinol), responsável pelos efeitos entorpecentes da maconha.

“Essa é a primeira apreensão do novo tipo de entorpecente em LOUVEIRA. Temos informações que os traficantes estão anunciando o K2 ou Spice no município, como uma droga ‘barata’, ‘segura’ e ‘natural’ e isso é uma mentira. Não existe droga ‘segura’ e ‘confiável’. A verdade é que elas são tecnicamente ilícitas e sem dúvida não são naturais, nem seguras. Droga é um mal que mata o corpo e o espírito. Por isso, a Guarda trabalha dia e noite para tirar esses tóxicos das ruas, protegendo nossas crianças e jovens. Vamos monitorar e apreender o máximo possível de drogas na cidade, e tentar coibir seu avanço”, afirmou Jaílson Batista, comandante da Guarda Municipal.

Análises químicas têm mostrado que, em todos os casos, os ingredientes ativos presentes nessa droga são substâncias químicas sintéticas que produzem efeitos tóxicos mais perigosos que outros. Além disso, como a composição química dos produtos vendidos como Spice ou K2 é desconhecida, os usuários não fazem ideia de que substâncias químicas estão ingerindo nem de quais serão os efeitos. E, como pode haver variação na quantidade de ervas e especiarias borrifadas, a potência pode ser extremamente variada.A maconha sintética parece-se com folhas secas e, habitualmente, é vendida em saquinhos plásticos prateados como ‘incenso de ervas’ ou ‘pot-pourri’. Também é promovida em forma líquida para ser usada em vaporizadores.

Muitas vezes, esta é enrolada em becks, colocada em cachimbo ou em cigarros eletrônicos, e alguns usuários a tomam como chá ou a assam em brownies. Esta também costuma ser usada por meio de inalar seus vapores ou é consumida em forma líquida.

Tráfico no bairro da Estiva

A droga foi encontrada durante um patrulhamento da GM no bairro da Estiva, quando os agentes de segurança avistaram um homem em atitude suspeita na Rua Armando Moraes Dutra, local conhecido pelo intenso tráfico de drogas.

Ele revirava um monte de areia e, ao perceber a presença da GM, tentou fugir, mas foi alcançado e abordado. Ele desenterrou e entregou as 72 porções de maconha, 54 tubetes de cocaína, 41 de crack, e em revista pessoal foi encontrado R$ 216 reais em dinheiro no bolso de sua calça. Diante dos fatos, o indivíduo foi conduzido para Delegacia de Polícia de Louveira, onde foi confirmado o flagrante de tráfico. Após a elaboração do B.O. (Boletim de Ocorrência) o indiciado foi levado até o Centro Triagem Campo Limpo Paulista, ficando preso à disposição da Justiça.

Com informações e fotos: Folha Notícias