Aos 16 anos, Patrícia Marchini Ito descobriu que estava com câncer de ovário. Ela tinha muitas dores, febre e via seu abdômen crescer. Procurar atendimento médico foi essencial para conseguir vencer o câncer. O tratamento foi longo, foi necessário retirar um ovário, houve preocupações, mas Patrícia aprendeu e ensina: “O diagnóstico de câncer não é uma sentença de morte”.
Mas alguns receios ainda existiam: ela não sabia se poderia engravidar. Com o apoio dos médicos, Patrícia teve uma gestação tranquila e um filho saudável. Os cuidados médicos continuam e anualmente ela visita os ginecologistas. Nunca mais teve nenhuma problema e a sua história ainda foi agraciada com mais duas gestações.

Louveira

Hoje tem 43 anos e, além de ser uma sobrevivente do câncer, Patrícia resolveu se dedicar à área da saúde e se formou em enfermagem. Hoje trabalha na Unidade de Saúde Lucilene Mosca Melin, no centro de Louveira e sempre que tem oportunidade de dividir sua experiência com as mulheres, ela o faz com a fala doce e calma de quem sabe levar esperança.

Sempre é tempo de se cuidar

Patrícia considera a campanha Outubro Rosa essencial. “É o momento de chamar a atenção e lembrar as mulheres de que precisam se cuidar, afinal cuidamos da casa, dos filhos, muitas trabalham fora, e acabam tendo menos tempo para cuidar de si mesmas. Quando chega este mês, é praticamente para chamar atenção que é agora que devemos nos cuidar”, opina. Atuando na saúde de Louveira, ela avalia o que os atendimento no Outubro Rosa de 2021 foram bons, com horários ampliados, atendimentos aos sábados e mais vagas para mamografias.

dra silmara felix de araujo louveira

Já a médica Silmara Felix de Araújo, que há 13 anos atende mulheres, destaca que Louveira tem mais um diferencial no cuidado com a saúde das mulheres, que é a mamografia para pessoas acima de 40 anos, sendo que o preconizado é a partir dos 50 anos. O objetivo é identificar qualquer problema de saúde o quanto antes possível. “Quanto mais cedo for o diagnóstico, mais chances de cura”, reforça a médica.
Ela ainda destaca que foi zerada a fila de pessoas que esperavam para consulta com ginecologista em Louveira e que houve a contratação de mais uma médica, tudo para ampliar a atenção à saúde da mulher, não só no mês de Outubro, mas sempre. “Queremos que as pacientes venham se consultar, consigam ter acesso à equipe de saúde, temos inclusive uma busca ativa, convocando as mulheres que precisam de atendimento”, afirma, dizendo ainda que as pacientes que estiverem com exames atrasados, consultas, ou qualquer atendimento, não se preocupem, o Outubro Rosa chega ao fim, mas a equipe de saúde segue pronta, preparada e contente em receber as mulheres e cuidar da sua saúde.