A flexibilização da quarentena no Estado de São Paulo foi anunciada esta semana pelo Governador João Dória. Trata-se do Plano São Paulo que dividiu o Estado em regiões com regras diferentes para cada uma.

As regras são: média da taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivas para pacientes com coronavírus, número de novas internações no mesmo período e o número de óbitos.

Louveira está na região da DRSVII de Campinas, a Diretoria Regional de Saúde, e encontra-se na Fase Laranja. Nesta fase, de acordo com as informações do Governo do Estado de São Paulo, podem abrir mas com restrições: atividades imobiliárias, concessionárias de veículos, escritórios, comércio e shopping centers.

O Governo do Estado diz que o Plano São Paulo dá autonomia para que prefeitos diminuam ou aumentem as restrições de acordo com os limites estabelecidos pelo Estado, desde que apresentem os pré-requisitos embasados em definições técnicas e científicas. A Prefeitura de Louveira informou em seu site que até a quinta-feira (28) o Governo Estadual não oficializou as novas determinações através de Decreto, para que sejam seguidas pelos municípios.