O Conselho de Segurança de Louveira – Conseg – tem se reunido virtualmente e, no último dia 15, foi dada ênfase na continuidade de implantação do projeto do Plano Municipal de Segurança Pública e Defesa Social e tem como objetivo a maior interação entre todos os órgãos de segurança pública, entidades civis bem como a população em geral, servindo também de base para a obtenção de verbas estaduais e federais para serem aplicadas na segurança pública do município. O Plano, bem como o Projeto de Lei da criação do Grupo de Gestão Integrada, já foram analisados e referendados pelo Poder Público e agora estará brevemente na fase de mais uma audiência pública, para socialização e posterior análise por parte dos Vereadores.

Na reunião também foi apresentado o nível de incidentes criminais apresentados pelas forças policiais. Conforme informações dessas autoridades os casos estão dentro de sua normalidade, com exceção de casos recentes de algumas “saidinhas” de bancos que já foram solucionados. “Esses dados demonstram o que acontece no município em termos de Segurança Pública, bem como auxiliam as polícias Militar e Civil no dia-a-dia das suas atividades,”, informou o Comandante da Guarda Municipal, José Capaci.
De acordo os integrantes do Conseg, ainda há a preocupação com casos de estelionato com a utilização da internet, via redes sociais, que aumentaram bastante durante a pandemia. Também o furto em prédios públicos são fatos que preocupam as autoridades face não somente ao dano material mas também a interrupção dos serviços essenciais prestados aos cidadãos.
A despeito de suspeita de casos de agressão às mulheres estarem sendo subnotificados, um fato relevante apresentado na reunião foi o progresso significativo da Patrulha Maria da Penha que juntamente com demais entidades assistenciais, está prestando um significante serviço de prevenção e atendimento às mulheres agredidas.

Segurança em Louveira: população pode opinar através de questionário

Durante a reunião, na qual estavam presentes Secretário de Segurança, Dr. Osvaldo Cândido, o Diretor da Guarda Municipal, Dr. Paulo Soares, o Chefe dos Investigadores, Sr. Paulo Stefani, e o prefeito Estanislau Steck, também foi destacada a importância do Questionário de Avaliação da Segurança Pública, que está circulando nas mídias sociais e Whatsapp até o dia 31 de agosto, e do próprio Conseg.
“A importância das respostas desse questionário na avaliação da segurança pública por parte de seus usuários, que somos nós, os civis da comunidade, é essencial, pois muito poderemos contribuir com nossa avaliação e ideias para que, cada vez mais, tenhamos uma melhoria no curso das ações dos órgãos competentes. Esse questionário inclui também perguntas se a pessoa que está respondendo conhece o Conseg. Após um mês de sua divulgação, as respostas mostram que a metade das pessoas afirma que conhecem a entidade, porém aproximadamente sessenta por cento não sabem como trabalhamos e isso posto, reforça-se o compromisso de sua divulgação, seja nas redes sociais, imprensa e reuniões nos bairros. Deve-se ter em mente que o Conseg surgiu para criar um espaço onde a comunidade pode se reunir e pensar estratégias de enfrentamento dos problemas de segurança, tranquilidade e insalubridade da comunidade, seguindo os preceito da filosofia de polícia comunitária, juntamente com os próprios policiais e guardas municipais, Essa definição não está clara para muitos e portanto temos um campo vasto de trabalho de divulgação de nosso trabalho, pois imaginamos que uma vez que a população louveirense conheça o que estamos fazendo, junto com as forças policiais, automaticamente agirá pró ativamente e trará a sua contribuição espontânea, pois para todos nós, não basta ter a segurança física disponível mas também ter a sensação de estar seguro”, conclui o Presidente do Conseg Louveira, J. Dimas Bessornia

O questionário está disponível até o dia 31 de agosto e pode ser acessado através do link: https://forms.gle/5ia8v6pSuJidnriF9