Em uma parceria entre as secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, a Prefeitura de Louveira promove, entre os dias 2 e 7 de agosto, a 10ª Semana do Bebê.

Com o tema “Desenvolvimento emocional na primeiríssima infância durante a pandemia de covid-19”, a ação acontece simultaneamente em diversos municípios do Estado e tem como objetivo assegurar a atenção adequada a crianças de até 6 anos de idade.

Devido a pandemia de coronavírus, as programações serão realizadas de forma virtual. A Semana do Bebê é uma iniciativa estadual e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil uma prioridade na agenda dos municípios brasileiros. A cada edição, ocorrem discussões sobre temas como mortalidade infantil, aleitamento materno, gravidez na adolescência, formação de vínculo e estimulação do bebê, por meio da organização de oficinas, atividades lúdicas e culturais.

A partir de segunda-feira (2), as famílias de alunos da Rede Municipal de Ensino serão desafiadas a realizar atividades em casa e enviá-las aos professores. Os resultados poderão ser acompanhados diariamente pelo site e redes sociais da Prefeitura. Posts a respeito da importância das brincadeiras também serão publicados nos canais oficiais entre segunda (2) e sexta-feira (6). Vídeos sobre os desafios da rotina dos bebês durante a pandemia também serão divulgados no Facebook (@louveiraprefeitura) e Instagram (@louveiraprefeitura).

No sábado (7), para encerrar a programação, os pedagogos Paula Prete e Fabiano Berlini realizarão uma live com o tema “Como está a relação com o seu filho durante essa pandemia?”. Paula é psicóloga, pedagoga e educadora parental. Fabiano é pedagogo e mediador em comunicação não violenta.

Dirigida aos pais e cuidadores de crianças, a live vai abordar os seguintes tópicos:

– Impacto da pandemia nas relações familiares;

– Conflitos na lida com a criança no dia a dia;

– Como podemos melhorar nossas relações para ter mais conexão e prazer no convívio utilizando princípios da Disciplina Positiva e da Comunicação Não-Violenta;

– A importância da presença com qualidade, e do olhar para as necessidades do adulto cuidador e da criança enquanto um ser que precisa se sentir importante, amada, pertencente e compreendida;

– A escuta ativa/empática como base para valorização dos sentimentos da criança e de suas necessidades.

A live será realizada às 9h pelas páginas oficiais dos palestrantes no Instagram: Paula Prete (@conexao.materna) e Fabiano Berlini (@fabiano.berlini).

Paula Prete 

Paula Prete é formada em Psicologia (Pucc) e Especialista em Análise do Comportamento (Usp). Fez uma segunda graduação em Pedagogia com foco em práticas respeitosas de ensino. A Pedagogia lhe trouxe experiência no ambiente escolar como Orientadora Educacional, Professora de Educação Infantil, Coordenadora e Facilitadora de grupos de adolescentes. Paula é Educadora Parental certificada em Criação Consciente e tem cursos na área de Comunicação Não-Violenta, Disciplina Positiva, Parentalidade Positiva e Educação Empática. O foco da sua atuação profissional se dá nas questões comportamentais e de convivência familiar. Ela atende crianças, adolescentes e pais. É uma profissional que atua através da ludicidade, sensibilidade e empatia, compreendendo a infância e a adolescência como fases estruturantes para o desenvolvimento humano. Sua missão é contribuir com o bem estar pessoal e com relações mais harmônicas e respeitosas.

Fabiano Berlini 

Graduação em Pedagogia e Ciências Biológicas. Cursou Arteterapia, Psicologia de Grupo e Pedagogia com ênfase em Espiritualidade e Filosofia para crianças e adolescentes. Membro do GEPEM – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral, UNESP Araraquara / UNICAMP. Estudante e praticante de Comunicação Não-Violenta. Foi membro do Conselho de Educação e do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente de Vinhedo/SP. Experiência como professor, educador social, arte-educador, coordenador e diretor pedagógico. Realiza trabalhos em escolas, empresas e organizações sociais, além atendimentos particulares.

Agosto Dourado

Em consonância com a campanha Agosto Dourado, que visa incentivar o aleitamento materno, a Semana do Bebê também vai abordar em posts e vídeos a importância da amamentação. O mês do Aleitamento Materno no Brasil foi instituído pela Lei nº 13.435/2.017.

A história da Semana Mundial de Aleitamento Materno teve início em 1990, num encontro da Organização Mundial de Saúde com a UNICEF, momento em que foi gerado um documento conhecido como “Declaração de Innocenti”. Para cumprir os compromissos assumidos pelos países após a assinatura deste documento, em 1991 foi fundada a Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação (WABA, sigla em inglês). Em 1992, a WABA criou a Semana Mundial de Aleitamento Materno e, todos os anos, define um tema a ser explorado e lança materiais que são traduzidos em 14 idiomas com a participação de cerca de 120 países