Com o filme “Nise – O Coração da loucura”, nesta sexta-feira (10), a Prefeitura de Louveira realiza mais uma atividade da programação Setembro Amarelo, que marca o mês internacional de prevenção ao suicído.

A exibição será às 19 horas no Salão de Eventos da Cultura e um bate-papo será realizado na sequência. Serão distribuídos 80 ingressos, que devem ser retirados com uma hora de antecedência, na recepção da Secretaria de Cultura e Eventos.

Esta ação faz parte de uma série de atividades realizadas pela Prefeitura para conscientizar sobre a prevenção ao suicídio. Parte das atividades, como a exibição do filme, é aberta para o público em geral, assim como há ações focadas em moradores atendidos pela Rede de Assistência Psicossocial (RAPS) e estudantes da rede estadual no município.

Serão realizadas ainda ações exclusivas para servidores municipais, com objetivo de maior integração da população com os agentes públicos e o tema.

Filme fala sobre tratamento psiquiátrico

O filme “Nise – O coração da Loucura” conta a história da doutora Nise da Silveira, interpretada por Gloria Pires, que ao sair da prisão, volta a trabalhar em um hospital psiquiátrico no subúrbio do Rio de Janeiro.
Ela propõe uma nova forma de tratamento aos pacientes que sofrem da esquizofrenia, eliminando o choque e a lobotomia. Seus colegas de trabalho discordam do seu meio de tratamento e a isolam, restando a ela assumir o abandonado Setor de Terapia Ocupacional, onde dá início a uma nova forma de lidar com os pacientes, com mais sensibilidade, através do amor e da arte. A direção do filme é de Roberto Berliner e foi produzido no Brasil em 2016.

Após a exibição, que terá duração de 109 minutos, os participantes vão participar de um bate-papo. Todos os cuidados contra a covid-19 serão mantidos: uso de máscara deve ser obrigatório nas dependências e durante a exibição do filme, haverá controle de entrada e saída para evitar aglomeração, bem como aferição de temperatura corporal e frascos de álcool em gel estarão disponíveis para higienização das mãos.

Para participar, é preciso retirar os ingressos com uma hora de antecedência, diretamente no Salão de Eventos, na recepção da Secretaria de Cultura e Eventos, que fica na Estrada Miguel Bossi, número 130, no Parque dos Estados. A distribuição de ingressos será limitada a dois por pessoa, lembrando que a capacidade do Salão está reduzida de 300 para apenas 80 convidados.