A Prefeitura de Louveira realizou, na última sexta-feira (30), a palestra “Os 100 anos do trem elétrico de Louveira”. O evento, realizado na Subestação de Energia Francisco Monlevade,  contou com a participação de representantes do Comtur, do Circuito das Frutas e de autoridades municipais.

Ministrada pelo escritor e pesquisador especialista em Patrimônio Ferroviário, Rafael Prudente Corrêa, a palestra teve como objetivo apresentar aos participantes a importância cultural da Subestação de Energia, valorizar sua restauração e consequentemente sensibilizar toda a gestão sobre a história do espaço.

Rafael também é autor de diversos artigos relacionados ao tema e do livro Locomotivas Elétricas da Companhia Paulista De Estradas De Ferro.

A palestra
A palestra abordou importantes tópicos da história de eletrificação da Companhia Paulista fundada em 30 de janeiro de 1868 e também apontou toda a relevância histórica da Subestação de energia de Louveira, que inclui:

•             Primeira subestação de energia da América Latina;

•             Representa uma tecnologia amplamente difundida por todo o mundo;

•             Homenageia um importante engenheiro brasileiro Francisco Paes Leme de Monlevade;

•             Única subestação integra (original);

•             Única subestação restaurada no estado de São Paulo.

Após a palestra, o prefeito de Louveira, EstanislaU Steck, fez questão de ressaltar que o espaço deve ser dedicado à valorização da cultura local: “Queremos transformar este espaço em referência de turismo na região. É uma alegria muito grande descobrir esse tesouro que nós temos. Agora, temos que tirar o máximo de proveito cultural deste local, com muita sabedoria”.

Ao final da palestra, os convidados participaram de uma experiência de submersão auditiva.  Transmitida por fones de ouvido, a ação levou os participantes a uma viagem no tempo, de volta para 1921, quando a subestação ganhava vida e gerava energia para as locomotivas elétricas.

A Subestação de energia

A Subestação ficou na memória dos louveirenses pela imponência do prédio principal e pela beleza dos jardins de estilo inglês. Com 100 anos, o amplo espaço abriga antigas residências utilizadas pelos engenheiros da época, um galpão principal com maquinário norte-americano e um busto em homenagem ao engenheiro Francisco Paes Leme de Monlevade, que dá nome à subestação.

Construída em 1921, a subestação gerava energia para as locomotivas elétricas do trecho Campinas- Jundiaí, uma tecnologia inovadora para a época. Após a mudança para o diesel, a subestação deixou de funcionar, sendo totalmente desativada em 1999.