Neste dia 21 de março, Louveira comemora 55 anos de emancipação. Antes de se tornar cidade, Louveira foi bairro de Jundiaí e posteriormente de Vinhedo.

Mas a história de Louveira começou muito antes, quando em 1639 surgiu o primeiro povoador: Gaspar de Oliveira, vindo da Espanha. Casado com Paschoa Costa, se instalou no pouso das Oliveiras e ali plantou as primeiras videiras da região.

As informações sobre a história de Louveira destaca outro momento importante: a inauguração da Estação Ferroviária e a linha férrea da Companhia Paulista de Estradas de Ferro em 1872, momento de grande desenvolvimento da região.

O movimento de emancipação começava muito tímido em 1908 quando a Vila Rocinha, que hoje é Vinhedo, deixou de ser um bairro de Jundiaí e virou Distrito. Neste período, Louveira ainda era bairro de Jundiaí e assim permaneceu até 1948, quando virou bairro de Vinhedo, que se desmembrou de Jundiaí.

Na primeira eleição de Vinhedo, o bairro de Louveira elegeu cinco vereadores. Em 1952, os vereadores eleitos e os moradores do então bairro começaram o movimento para elevação para Distrito, fato que ocorreu no ano seguinte.

Em 1963, realizou-se uma assembléia pró-emancipação do Distrito e, no final do mesmo ano, o povo, em plebiscito, manifestou-se pela elevação de Louveira a município, o que se efetivou em 1964. No ano seguinte, finalmente, Louveira tornou-se cidade.

Estas informações são do site do IBGE.

Louveira em números:

  • População: 48.885 (estimado em 2019)
  • Território: 55,133 km ²
  • Frota: 30.657 (dados de 2018)
  • 3º maior PIB per capita do Brasil – R$ 300.639,40