O final de semana em Louveira foi marcado por acidentes de carro e moto e, infelizmente, vítimas fatais. Nesta segunda-feira (14), a sequência de mortes continuou, infelizmente, com o jovem Eric Felipe de Oliveira, de 24 anos, que era conhecido como Chico, que caiu de sua moto da Estrada do Pau a Pique.
No sábado (12), outro louveirense foi vítima de um acidente de moto, desta vez na Rodovia Anhanguera.
Rafael Henrique da Silva Pias, de 23 anos, trafegava pela via na região do bairro Fernandes, já em Jundiaí, quando um veículo freou de repente na pista. Mesmo ligando o pisca alerta do carro, não houve tempo para que o jovem desviasse e acabou colidindo.
Ele foi socorrido pelo Resgate da AutoBan com ferimentos graves mas não resistiu e faleceu no local.
Rafael morava em Louveira e era conhecido como Del, tinha muitos amigos no Bairro Sagrado Coração de Jesus e deixa saudade em familiares e amigos.

Acidentes no bairro Santo Antônio

Já no domingo (13), os acidentes foram registrados no bairro Santo Antônio. Durante a tarde, um motorista perdeu o controle do veículo próximo à Travessa Alecy Rocha de Azevedo, no Jardim Vista Alegre, no Bairro Santo Antônio, atravessou as grades da Escola Municipal Frederico Pagotto e capotou dentro do estacionamento. O condutor saiu com ferimentos leves. Por sorte, o carro não atingiu ninguém.
Durante a noite, um motociclista entrou na contra mão pela Avenida Paulo Prado, no Bairro Santo Antônio, e bateu de frente com um veículo. Ele foi socorrido pela ambulância da Santa Casa de Louveira, em estado grave.

Segurança no Trânsito em Louveira

No mês de janeiro, a Secretaria de Segurança registrou em Louveira 37 acidentes de trânsito. Cinco pessoas ficaram feridas e ninguém morreu.
Neste mês de fevereiro, uma campanha foi lançada pelo programa Programa Laço Amarelo, em parceria com a Prefeitura de Louveira, com o objetivo de diminuir o número de acidentes de trânsito nas vias da cidade conscientizando motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. O tema do mês é “Motoristas de veículos grandes devem ter cuidados e proteger os veículos menores.”
A determinação dos motoristas dos grandes veículos está Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no artigo 29. CLIQUE AQUI para visualizar.

A campanha tem uma série de ações nas redes sociais, com postagens, vídeos e a divulgação de conteúdo para a imprensa.

Na prática, um veículo maior deve transitar para proteger e tornar segura a locomoção dos veículos menores e dos pedestres. Por exemplo: caminhões e ônibus preservando quem está em carros, que preservam também as motocicletas e ciclistas, e todos protegendo, juntos, os pedestres.

“Conhecer os riscos e os nossos deveres no trânsito é muito importante para todos, pois podem mudar nossas vidas para sempre. Seguir os protocolos de trânsito e fazer o correto é essencial. Além disso, conversar com quem está ao nosso lado sobre isso é assumir um compromisso com a segurança” disse Osvaldo Roberto Candido, secretário de Segurança.

O Observatório aponta a importância de conversar sobre o tema na roda de amigos, em família e no trabalho. Para que tenhamos um trânsito melhor, todos devem seguir as regras.

Programa Laço Amarelo

Louveira faz parte do Programa Laço Amarelo, realizado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) com o objetivo de diminuir o número de acidentes de trânsito através da conscientização sobre segurança para toda a sociedade.

Conteúdos de educação para o trânsito fornecidos pelo Programa são enviados mensalmente ao município com o intuito de ajudar a Prefeitura no trabalho de conscientização, buscando uma sociedade mais responsável e segura.

Com informações e fotos: Folha Notícias, Jornal da Região e Prefeitura