“Não precisava me preocupar, mas não consigo dormir a noite sabendo que os animais precisam de mim para viver”. É assim que a moradora de Louveira Cristiane Degenari explica o motivo de estar sempre pedindo ajuda para conseguir ração e alimentar os muitos cães e gatos que estão abandonados pela cidade.

Ela diz que já perdeu a conta de quantos bichos ajuda todos os dias. “Não consigo nem saber porque muitos deles não aparecem, se escondem, tem medo, fogem quando me aproximo. Mas sei que o número só aumenta. Um saco de 25 quilos de ração não dura por muito tempo”, conta.

Diariamente ela percorre diversos pontos da cidade colocando ração e água para os animais. Ela percebe que as gatas de rua tem dado cria e a população de animais cresce, mas também tem muita gente que simplesmente abandona. Para ela, o ideal seria capturar e castrar estes animais, mas neste momento, ela não consegue fazer isso sozinha. “Não me importo de cuidar. Só que está muito difícil. O número de bichos cresce e sou sozinha. Faço faxina para conseguir comprar a ração. Sei que eles precisam de mais cuidados. Sozinha eu não consigo”.

Ela ressalta que tem muitas pessoas que ajudam, inclusive clínicas veterinárias e casas de ração, porém não é algo constante e, além da ração, ela usa o próprio carro para ir em todos os pontos – do centro até Abadia. “Vou continuar fazendo isso, só gostaria de ter um pouco mais de apoio. Se mais pessoas me ajudassem com um pouco, não ficaria caro para ninguém. Continuarei disponibilizando meu tempo para cuidar deste bichinhos”.

Para ajudar, basta entrar em contato pelo telefone do Acontece Louveira (19) 99399-4686.

 

Animais abandonados

Abandonar animais é crime e quem flagrar este tipo de ação pode denunciar para a Guarda Municipal. A Prefeitura também reforça que a Zoonoses retira das ruas animais em situação de risco que podem transmitir doenças para a população. Nestes casos o cidadão deve entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para solicitar o recolhimento.

“Em caso de animais sadios, infelizmente, não tem como ser feito a ‘captura’, pois o Canil Municipal não suporta atender tantos casos”, informou a Prefeitura em nota, que destacou que também tem gatos para doação.

Já o atendimento veterinário realizado gratuitamente pela Prefeitura é feito no CCZ, localizado na Rua Aparecido Ribeiro Damasceno, número 45, bairro Leitão, durante as segundas-feiras e quintas-feiras, das 8h às 11h. Recomendável chegar a partir das 7h30.

Para a castração gratuita, é necessário ligar no telefone (19) 3878-1260, para entrar na lista de espera, devido o alto número de animais atendidos. As cirurgias são realizadas três vezes na semana.

 

Texto e foto: Marília Porcari Gerciano (Acontece Louveira)