É comum encontrar reclamações de moradores de Louveira a respeito do Cartão Cidadão da Prefeitura. Nesta segunda-feira (18) a ‘vítima’ foi uma mulher que tentou utilizar seu cartão para retirar medicamentos no posto de saúde e só então descobriu que estava bloqueado. A justificativa é que o Cartão do Cidadão não foi utilizado por seis meses.

A louveirense publicou a reclamação nas redes sociais e informou que recentemente foi realizada atualização cadastral: “tem menos de dois meses que vieram na minha casa para comprovar meu endereço”.

Diversas pessoas relataram na publicação que não sabiam do prazo para bloquear o cartão. No site da Prefeitura também não há esta informação disponível. A equipe do Acontece Louveira entrou em contato com o setor de comunicação da Prefeitura e não obteve resposta sobre este prazo.

Atualização

Além da visita casa a casa, a atualização dos dados pode ser feita em dois endereços: no bairro Santo Antônio e também no Centro de Louveira. Mas o horário de atendimento, que é de segunda a sexta-feira das 8h às 17h, não é considerado o ideal para alguns louveirenses, que opinaram nas redes sociais:  “tem que sair do trabalho para provar que ainda mora em Louveira”.

Além disso, o louveirense precisa juntar diversos documentos para poder realizar o cadastro ou atualizar dados: RG ou CNH, CPF, Título de eleitor, Certidão de nascimento para crianças, Certidão de casamento ou Declaração de união estável, Cartão do SUS e comprovante de residência, que pode ser Carnê do IPTU, Conta de água ou de energia elétrica.

Além de juntar toda esta documentação e ir em horário comercial até um dos pontos de atendimento, os louveirenses estão reclamando da dificuldade com a retirada de senhas para atendimento, que acabam logo, e da instabilidade no sistema.

Conseguindo fazer tudo isso, o cidadão ainda precisa esperar 24 horas para então poder ter acesso aos medicamentos no posto de saúde ou marcar consulta. Ao menos esta é a informação que tem sido recebida aos que estão buscando atualizar seu cartão bloqueado. A Prefeitura também foi questionada, mas não respondeu e-mail enviado.

Para tirar dúvidas, o cidadão pode ligar 0800 772 1013 e 3848-1039 ou pelo e-mail [email protected].