No combate ao coronavírus na região, a cidade vizinha de Louveira, Jundiaí, iniciou nesta semana testes rápidos de Covid-19 em domicílio.

A aplicação de testes rápidos em assintomáticos está sendo realizada em cerca de 1,3 mil domicílios sorteados conforme o mapa cartográfico municipal, levando em consideração quesitos como idade e densidade demográfica de cada localidade e tem por objetivo mapear o avanço do Novo Coronavírus na cidade.

“Jundiaí avança no combate à pandemia do novo coronavírus com a testagem ampla. É fundamental também identificarmos as pessoas que não têm os sintomas da doença, mas propagam o vírus. Essa nova etapa auxilia no sentido de termos um mapeamento mais completo dos casos e ações direcionadas na proporção do cenário de contaminação”, salienta o prefeito Luiz Fernando Machado. De acordo com ele, cidade se destaca pelo índice de testagem superior a países europeus, como a Alemanha, que realiza 25 testes a cada 1 mil habitantes. Jundiaí, com a testagem rápida e aquisição dos testes PCR, passará a ter testagem de 52 pessoas a cada 1 mil habitantes.

A pesquisa é realizada em parceria com a Faculdade de Medicina de Jundiaí e Unifaccamp, com meta de testar entre 4 mil a 5 mil pessoas que representarão o cenário epidemiológico da cidade. “Com a identificação, é possível avançar na realização das ações pontuais nos territórios, como já vem sendo feito com a distribuição de máscaras de tecido, carro de som com mensagem de orientação sobre a importância do isolamento e distanciamento controlado, etiqueta respiratória e o uso de máscara em caso de necessidade de deslocamento”, explica o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) Tiago Texera.

Os testes nos assintomáticos estão sendo realizados por 10 equipes com integrantes ligados à FMJ, Unifaccamp e UGPS, devidamente identificados e com uso de equipamentos de proteção individual (EPIs). A testagem e a aplicação do questionário são feitas em ambiente externo à residência. Os moradores são convidados a participar.

Ação em Jundiaí no Combate à Covid-19 é destaque na ONU

As medidas que Jundiaí adotou para combater o coronavírus foram destacadas no Mapa da Reação, um mapeamento oficial das soluções inovadoras que apoiam a resposta do Brasil aos problemas causados pela pandemia. A iniciativa é do World Creativity Day e o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS), que esta semana enviaram a Jundiaí uma “carta de recomendação”, em nome da Comissão de Análise e Curadoria do Mapa da Reação, pois os esforços da cidade foram reconhecidos por membros da nossa comunidade global “e sua iniciativa indicada para integrar a lista de soluções inovadoras do Mapa da Reação”, segundo o texto.

Sete ações de Jundiaí foram selecionadas entre as melhores e agora fazem parte do Mapa da Reação. São elas: a criação de unidades sentinelas, voltadas exclusivamente ao atendimento de suspeitas de coronavírus; o teste rápido para Covid-19; a Plataforma Inteligente para os dados de Covid-19; a distribuição de milhares de máscaras doadas à população; a instituição do Inquérito Epidemiológico; o Chat Coronavírus e o Disque 156, voltados ao atendimento dos cidadãos.

O Mapa da Reação ficará acessível para governos, organizações do Sistema ONU, instituições privadas, potenciais investidores e profissionais interessados. A plataforma é aberta e sempre será disponível gratuitamente com a intenção de acelerar a conexão e a viabilização de potenciais aquisições e distribuição de produtos e serviços idealizados no Brasil e que ajudem no combate aos problemas causados pelo novo coronavírus.

O protocolo de testagem para a COVID-19 em Jundiaí, colocado em prática no início de maio – chamado de inquérito epidemiológico – tornou possível testar 47 pessoas a cada 1 mil, marca superior à registrada na Alemanha, que é de 25 pessoas, e da nacional, que é de 0,63. De acordo com o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC), a testagem ampla vai permitir o mapeamento da doença na cidade, com a identificação não só os infectados, como também a sua rede de contatos para impedir a propagação do vírus na cidade.

À frente do CEC, o prefeito Luiz Fernando Machado também destaca a reestruturação da rede de saúde municipal para fazer frente à pandemia. “Como primeira providência, Jundiaí ampliou os leitos públicos disponíveis na rede hospitalar. As medidas em prática estão respaldadas em orientações técnicas de Saúde. No caso da testagem, o objetivo é identificar, testar, isolar e tratar, para sabermos a proporção dos casos e controlar a propagação do vírus ”.

Os idealizadores

O Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) é um organismo das Nações Unidas que apoia o sistema ONU, seus parceiros e governos para fornecer soluções nas áreas de assistência humanitária, desenvolvimento, paz e segurança. Já o World Creativity Day é uma comunidade global que reúne educadores, empreendedores, pesquisadores e outros agentes de mudança para promover e conectar iniciativas em torno da criatividade, inovação, sustentabilidade e ações concretas para o desenvolvimento econômico, cultural e social, tendo como foco que a inovação é uma das ferramentas para melhorar a vida das pessoas.

Com informações PMJ

Veja mais notícias de Louveira:

TRANSPARÊNCIA NA SAÚDE EM LOUVEIRA: VEREADORES REJEITAM VETO DO PREFEITO

CORONAVÍRUS EM LOUVEIRA: 10º PACIENTE EM ISOLAMENTO DOMICILIAR

DELEGACIA DE LOUVEIRA SERÁ REFORMADA. VALOR É DE R$ 990 MIL