Cidades vizinhas de Louveira já estão realizando testes rápidos na população com o objetivo de confirmar casos positivos de coronavírus na região e assim isolar pacientes, evitando disseminação da doença.

A cidade de Itupeva anunciou que começa nesta segunda-feira (18) a realização de testes rápidos para o Coronavírus (COVID-19) nos munícipes. O serviço será feito no Hospital Municipal Nossa Senhora Aparecida, na Unidade Sentinela – instalada na Unidade de Saúde Central (CSIII) – e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

No Hospital e na Unidade Sentinela, as aplicações serão para as pessoas que apresentam síndromes gripais, assim como nas Unidades Básicas de Saúde, porém, neste caso a ação será feita mediante agendamento, após o contato dos profissionais da Saúde.

A aplicação segue o protocolo do Ministério da Saúde, que até o momento enviou ao município 880 unidades do teste, e o Governo Municipal adquiriu mais 1.000, totalizando 1.880 unidades.

“A importância da realização dos testes irá nos retratar a incidência da transmissibilidade da doença no município, bem como nos norteia nas ações preventivas e curativas da COVID”, comentou a secretária de Saúde de Itupeva, Luciane Cunha.

Itupeva tem 13 casos confirmados de coronavírus, sendo oito já recuperados.

Jundiaí realiza testes para coronavírus

Já a cidade de Jundiaí já está há dez dias realizando testes de coronavírus para todas as pessoas moradoras em Jundiaí que tiveram sintomas gripais nos últimos 40 dias ou que estejam com sintomas gripais. Para isso é preciso agendar o teste rápido para a detecção de anticorpos do Novo Coronavírus pelo Disque 156 Coronavírus, da Prefeitura de Jundiaí.  A medida, orientada pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC), serve para a ampliação da testagem à população para a identificação do avanço do vírus Sars-CoV-2, causador da COVID-19.

“Jundiaí conta com 20 mil testes rápidos de COVID-19 para a aplicação entre a população que teve sintoma gripal nos últimos 40 dias ou está apresentando o quadro atualmente. Para facilitar o acesso, além das Unidades Sentinelas, os testes também poderão ser feitos em outras unidades mais próximas das residências. Ao ligar no Disque 156 Coronavírus, a pessoa agendará o exame e poderá escolher qual o endereço mais fácil para o atendimento. Desta forma, Jundiaí garante a análise do cenário epidemiológico da cidade, alcançando taxa de testagem de 47 pessoas a cada 1 mil habitantes, superior à registrada pela Alemanha (25 por mil)”, explica o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de Jundiaí, Tiago Texera.

Jundiaí tem 391 casos confirmados de coronavírus, sendo que 203 já foram curados. A cidade também mantém o hospital referência para toda a região, inclusive Louveira, para a internação de pacientes com Covid-19.

Informações: Prefeitura de Itupeva e Jundiaí // Foto: Pref. Itupeva

Veja mais notícias de Louveira e região:

LOUVEIRA TEM MAIS 4 CASOS DE CORONAVÍRUS E QUASE 10 NOVAS NOTIFICAÇÕES

EM LOUVEIRA, ACADEMIAS QUEREM REABRIR MAS AGUARDAM DECISÃO

CORONAVÍRUS NA REGIÃO: PACIENTE COMEMORA ALTA APÓS 22 DIAS NA SANTA CASA DE VINHEDO

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE USO DE MÁSCARA EM LOUVEIRA

FILHA DE PACIENTE CURADA DE COVID-19 RELATA ROTINA