Por falta de doses, mais de 4,1 mil moradores de Louveira, com idade a partir de 18 anos, continuam à espera da vacina contra covid-19.

O pedido de novos imunizantes para atender esse público foi feito pelo Município ao Governo do Estado no dia 23 de agosto e reforçado nesta segunda-feira (30).

De acordo a Secretaria Municipal de Saúde, o Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE), órgão subordinado à Secretaria de Estado da Saúde, tem se limitado a dizer que ainda não há previsão de chegada de novas grades para este público. “Fizemos o pedido e continuamos aguardando que o governo estadual se posicione”, afirma o secretário de Saúde, Eduardo Gomes de Menezes.

Nesta semana, Louveira está vacinando jovens entre 12 e 17 anos com e sem comorbidades. As doses para esta faixa etária foram enviadas pelo Estado para aplicação exclusiva neste grupo porque são fabricadas pela Pfizer, até agora o único imunizante aprovado pels Anvisa para aplicação em menores de 18 anos.

“A última grade com indicação de aplicação para moradores com 18 anos ou mais foi enviada ao município no dia 16 de agosto. Após essa data, só recebemos doses que devem ser obrigatoriamente aplicadas em adolescentes”, ressalta o secretário .

Louveira aplicou, até esta quinta-feira (2), 50.027 doses da vacina contra covid-19. O total de pessoas com uma dose é de 35.461. O número de moradores que concluíram o ciclo de imunização é de 14.566. O município tem, segundo dados do IBGE, 49.993 habitantes.