O Ministério da Saúde conseguiu antecipar mais de 3 milhões de doses da vacina da Janssen contra a Covid-19, fabricada pela farmacêutica Johnson & Johnson. A previsão é que a primeira remessa de imunizantes chegue na próxima semana. De acordo com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o pagamento só ocorrerá em relação às doses que forem efetivamente aplicadas.

Por se tratar de uma carga internacional, ao chegarem ao Brasil, as vacinas passarão pela liberação da Receita Federal e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Depois, os imunizantes serão levados para o Centro de Distribuição Logístico do Ministério da Saúde, localizado no aeroporto de Guarulhos (SP).

Foi aprovada também a expansão do prazo de validade dessas doses foi ampliado até 8 de agosto. Anteriormente a data de validade era 27 de junho, o que deixaria um curto espaço de tempo para a aplicação. A ampliação do prazo precisa da validação da Anvisa, prevista para esta segunda-feira (14).

A vacina da Janssen é dose única e tem 85% de eficácia, após 28 dias da data da aplicação na prevenção da forma severa da Covid-19 em todas as regiões nas quais o estudo foi realizado. Já nos casos em que a doença se apresentou de forma moderada, a eficácia foi de 66%.

Fonte: Brasil 61