Escola Luiz Gonzaga Batista Martins, no bairro Luiz Gonzaga, tem um espaço arborizado e parquinho para as crianças brincarem. O prédio, aparentemente, não apresenta problemas e também não aparenta estar em obras, quando visualizado pelo lado de fora, uma vez que o local está trancado e não atende os moradores da região para nenhuma atividade.

Os brinquedos do parquinho estão sujos, empoeirados, com galhos e folhas de árvores. O espaço poderia servir para o lazer na região. No final do ano passado, a Câmara encaminhou indicação solicitando a limpeza no terreno onde está localizada a Escola Luiz Gonzaga Batista Martins, com a justificativa que a unidade encontra-se fechada e que a limpeza traria mais conservação e irá evitar o acúmulo de lixo, insetos e matagal.

Nos vídeos gravados pela equipe do Acontece Louveira, é possível verificar que no local há galhos de árvores caídos sobre os brinquedos e bastante folhas. O mato está crescendo. E os cadeados estão em todos os portões. Nenhum sinal de pessoas trabalhando no espaço, para reforma, manutenção ou novas atividades.

A escola esteve em pleno funcionamento até 2017, segundo informações levantadas junto ao site da Prefeitura de Louveira. Neste ano, a prefeitura noticiou que se formaram no primeiro ciclo escolar mais de 300 alunos de sete instituições de educação do município, incluindo a EMEF Luiz Gonzaga Batista Martins.

A equipe do Acontece Louveira entrou em contato com a prefeitura por e-mail mas não teve resposta sobre o que será feito do prédio da Escola Luiz Gonzaga Batista Martins.