Um funcionário da Santa Casa relatou ao Acontece Louveira que em meio a disseminação do novo Coronavírus, algumas pessoas tem ido ao hospital com queixas que, segundo a OMS, é para ficarem em casa. “Não estão seguindo a orientação de isolamento domiciliar”, disse.

O funcionário ainda comentou sobre a necessidade das pessoas não irem aos estabelecimentos médicos sem a real necessidade. “Quando orienta a não procurar os serviços de saúde, não é pelo fato de não querermos atender”, explicou, destacando ainda que tem que ser priorizado o atendimento aos pacientes sintomáticos: “Quem apresenta sintomas e que se enquadram no critério de avaliação do Ministério da Saúde, como viagem ao exterior, contato com casos suspeitos ou confirmados. Este é o paciente que queremos que esteja lá dentro”.

Já sobre os pacientes que não tem sintomas e que não são casos graves de saúde neste momento, como uma simples gripe, ele considerou que a aglomeração no hospital pode facilitar para a disseminação do Covid-19. “A orientação é que fiquem em seus domicílios. Apenas procurem o hospital se realmente precisarem”.

Máscaras descartáveis devem ser usada com cautela

Outro profissional da saúde também relatou que as máscaras descartáveis estão ficando escassas, uma vez que muitos pacientes tem buscado usá-las, mesmo sem necessidade.

Preocupado com a falta de máscaras e outros materiais de proteção para os funcionários da saúde, o Sindicato da Categoria já criou uma central de atendimento 24 horas para receber denúncias e esclarecer dúvidas. Veja as formas de contato:

E-mail: [email protected]

WhatsApp: (19) 98915-9757 / Atendimento das 6h às 12h

WhatsApp: (19) 98918-4338/ Atendimento das 12h às 18h

WhatsApp: (19) 98991-8900 / Atendimento das 18h às 6h

Telefone fixo do Sinsaúde (19) 3739-4277/ Atendimento das 8h às 18h

A presidente do Sinsaúde, Leide Mengatti, explica que todas as denúncias que chegarem ao Sinsaúde serão apuradas. “Vamos verificar caso a caso, acionar o hospital para que corrija possíveis irregularidades. Caso o hospital continue a desrespeitar os protocolos de segurança, vamos adotar as medidas cabíveis de responsabilização da entidade”.

Cuidados com coronavírus:

É preciso usar máscaras?

No momento, não há recomendação para uso de máscaras para a população em geral. Quem estiver saudável não precisa se preocupar. Mas todos devem sempre fazer a higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel, e evitar contato com mucosas de nariz, boca e olhos.

Quem deve procurar atendimento médico?

Os sintomas são:

– Febre

– Tosse;

– Coriza;

– Dificuldade para respirar.

Mas por ser muito parecida com uma gripe ou resfriado, os profissionais da saúde tem recomendado que apenas quem tem febre persistente e dificuldade de respirar devem buscar atendimento nas unidades de saúde.

Quando surgem os primeiros sintomas, ainda parecidos com a gripe ou resfriado, manter o isolamento social é o ideal.

Para tirar mais dúvidas, o Governo do Estado de São Paulo mantém uma página exclusiva em seu site para tratar o assunto. Acesse clicando aqui!