Que o Inglês faz parte do nosso dia-a-dia, não podemos negar. Seja no mercado de trabalho, nos filmes e seriados, quando pedimos comida, nos aplicativos…encontramos o Inglês em todo lugar ao nosso redor. Com a pandemia não seria diferente. Hoje, vamos falar de alguns termos que estamos usando com frequência e que podem te ajudar em reuniões no trabalho ou no bate-papo virtual com os amigos:

Covid – o próprio nome do vírus é uma abreviação do inglês : corona virus disease

Drive-trough ou drive-thru – muito usado em lanchonetes de fast-food, se tornou popular em outras áreas (até shoppings!) por oferecer menos risco. Você compra seu produto ou refeição e retira no local com seu carro. Produto entregue na sua janela com comodidade.

Delivery – outra opção de entrega, em especial de refeições, muito usada para pedidos por aplicativo. Você pede pelo telefone, whatsapp ou internet e recebe na sua casa.

Lockdown – o temido confinamento, ou seja, você tem que ficar na sua casa e ninguém entra ou sai da cidade ou bairro onde o lockdown acontecer. Há monitoramento policial e diversos controles para as saídas somente com justificativa (como comprar comida, por exemplo)

Online – por mais que vocês já conheçam este, agora fazemos tudo online. Quer dizer, tudo é feito conectado à internet.

Test positive – adaptamos este termo do inglês para “testou positivo”. Confesso que não parece natural para mim em Português, mas entrou no nosso vocabulário rapidamente para designar alguém que contraiu o vírus.

Home-office – o trabalho em casa ou teletrabalho foi a alternativa encontrada por muitas empresas para continuar funcionando. São feitas reuniões virtuais que antes eram presenciais e você faz seu expediente de casa. (Eu trabalho assim boa parte do tempo e recomendo!)

Feedback – é o retorno que damos referente a algum assunto profissional. Por exemplo, checar a ordem de compra e dar um feedback ao departamento de manutenção.

Além destes termos bastante usados dentro do ambiente corporativo, separei alguns de outras áreas que são bem comuns e interessantes. Olha só:

Chat – a forma de atendimento usada por bancos, lojas, faculdades e todos os negócios que antes faziam atendimento presencial. É o atendente através do computador ou celular.

Circuit breaker –  é um mecanismo que trava as operações na bolsa de valores em momentos de pânico no mercado. Muito útil neste momento.

Fake news – já conhecemos de perto este, mas vale lembrar que têm circulado muitas fake news ou notícias falsas referentes à pandemia.

Live – um evento ao vivo. Muito shows e bate-papos com artistas, cantores, personalidades, influencers têm acontecido ao vivo com interação do público.

E atenção!! Live quer dizer “ao vivo”, então, não existe “Live ao vivo”. É uma repetição incorreta, ok?

Boa semana para vocês, quarenteners, see you next week!

Texto de Natália P. Gerciano [email protected]
Foto de Free-Photos

Veja mais notícias: