O isolamento social, medida imposta pela quarentena no Estado de São Paulo para evitar a disseminação do coronavírus, está abaixo de 50% nas cidades da região de Louveira.

A vizinha Vinhedo, que chegou a registrar 64% da população isolada em meados de abril, agora está em 41%, conforme a última atualização do Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo de São Paulo, feita no dia 23 de setembro.

Já em Jundiaí, os índices são menores ainda. Na última quarta-feira (23), o isolamento ficou em 33%. Aos domingos, quando os índices costumam ser mais altos, 41% dos jundiaienses se isolaram. O maior índice alcançado na cidade foi de 58% em meados de abril.

Outro município vizinho de Louveira, Itatiba, também tem cada vez menos pessoas isoladas. O último registro mostra que 36% da população está em casa e evitando sair. Aos finais de semana, a cidade registra índice de 43%. No mês de abril, 57% da população ficou isolada.

Louveira não é monitorada pois a análise é feita para cidades com população acima de 70 mil habitantes.

Cidades com melhores índices de isolamento

Na região, a cidade de Campo Limpo Paulista aparece no ranking dos municípios do Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo de São Paulo com maiores índices de isolamento, com média de 45% durante a semana e mais de 50% aos finais de semana, ocupando assim o 8º lugar no ranking.

No Estado de São Paulo, a cidade que ainda mantém índices acima de 50% de isolamento social é São Sebastião, que mesmo durante a semana consegue manter 54% da população isolada. O menor índice registrado neste mês de setembro foi de 47% e o maior em abril foi de 75%.

A diminuição dos índices de isolamento se deve em partes ao retorno gradual das atividades, fazendo com que mais pessoas saiam de casa para trabalhar.