A Prefeitura de Louveira concluiu na última semana o processo de compra de 80 mil novos testes para detectar casos de covid-19 na população. São 30 mil testes rápidos de anticorpos IgG e IgM e 50 mil testes de antígeno da covid-19 (conhecido como teste do cotonete). O objetivo da Secretaria de Saúde é ampliar a testagem de pacientes e, assim, garantir melhor controle sobre situação epidemiológica no município.

A empresa vencedora do Pregão Eletrônico nº 26/2021 foi a Wama Produtos para Laboratórios. O investimento é de R$ 781 mil. Com validade de 12 meses, o contrato prevê a entrega fracionada dos produtos adquiridos, de acordo com a demanda apresentada pela Prefeitura. Assim que informada sobre os pedidos, a empresa tem até 10 dias para realizar as entregas.

Entre as metas da Secretaria de Saúde, está a realização de um inquérito epidemiológico nos bairros com maior número de casos da doença. O plano de trabalho ainda está sendo desenvolvido e será divulgado nos próximos dias.

Os testes também serão utilizados no Hospital de Campanha para agilizar o resultado de exames de pacientes sintomáticos.

Teste rápido IgM e IgG

Os testes sorológicos de anticorpos são feitos a partir de amostras de sangue coletadas com um pequeno furo no dedo. Não há necessidade de jejum ou qualquer preparo especial,. A metodologia empregada é a imunocromatografia, na qual a reação química ocorrida entre antígenos e anticorpos resulta em uma cor diferente.

A partir daí, os anticorpos podem ser classificados como IgM ou IgG. Vale ressaltar que a realização e interpretação dos resultados dos testes devem ser feitas, somente, por um profissional de saúde capacitado.
Anticorpos são mecanismos de defesa do organismo, gerados após a exposição a um agente externo. Seu papel é reconhecer e neutralizar esses invasores, para que o corpo os elimine.

Assim, para cada antígeno há um ou mais anticorpos específicos. Graças a essa especificidade, pode-se identificar a infecção por SARS-CoV-2.

Dependendo do momento em que são produzidos, os anticorpos são classificados como IgM (imunoglobulinas de classe M) ou IgG (imunoglobulinas de classe G). Anticorpos IgM são os que aparecem primeiro, sendo relacionados a infecções recentes. Muitas vezes, sua presença sinaliza que o paciente está na primeira fase da doença, ou seja, ainda possui o vírus.

Já os anticorpos IgG são produzidos posteriormente. Eles indicam que a infecção se deu há algum tempo e, portanto, que a pessoa deve ter adquirido imunidade ao novo coronavírus. O que não se sabe, até o momento, é qual a duração desta imunidade.

Teste de antígeno

O teste de antígeno é um teste rápido capaz de detectar a proteína do nucleocapsídeo viral do SARS-CoV-2, que, se o resultado for positivo, significa infecção viral ativa. A técnica utilizada para realizar o teste é com amostras de swab (cotonete) de nasofaringe. O teste é indicado para pessoas com sintomas e suspeita da doença, preferencialmente antes do sétimo dia de sintomas.