A Prefeitura de Louveira lança a partir desta segunda-feira (29) o programa “Santa Casa na Sua Casa”, que vai oferecer a possibilidade de internação domiciliar para pacientes que apresentam quadros leves de covid-19, mas precisam permanecer sob cuidados médicos. O objetivo da ação é aliviar o atendimento no Hospital de Campanha, que tem trabalhado acima do limite desde o início do mês de março, em meio a um forte aumento dos casos da doença na cidade.

De acordo com a Secretaria de Saúde, os pacientes com quadro clínico leve poderão ser tratados em as suas residências, onde continuarão recebendo cuidados médicos. “Eles permanecerão internados, mas dentro de suas casas”, explica o secretário de Saúde, Eduardo Gomes de Menezes.

Durante o período de internação, o paciente vai receber visitas médicas todos os dias. Um familiar será orientado e treinado pela equipe técnica do programa para manuseio e leitura dos equipamentos que serão entregues e instalados nas residências. Esse familiar também será um canal de comunicação constante, via telefone, com a equipe do Hospital de Campanha, que estará disponível 24 horas por dia, e fará o monitoramento à distância do paciente.

As famílias receberão 1 termômetro, 1 oxímetro de dedo, 1 aparelho de pressão, torpedos de oxigênio medicinal e uma cartilha de orientações. Todos materiais deverão ser devolvidos Para a instituição após a alta.

Ainda segundo o secretário de Saúde, o Programa visa manter em ambiente hospitalar apenas os pacientes com quadros clínicos moderados e graves.  “O objetivo da Secretaria de Saúde é evitar o colapso da rede assistencial ao mesmo tempo em que não afasta os pacientes com quadro clínico leve de seus familiares e os mantém sob cuidados”, afirma.

Avaliação 

Assim que identificado o paciente com perfil para o programa de internação domiciliar, o Serviço Social da Secretaria de Saúde vai agendar a primeira visita, que tem como objetivo avaliar se a residência se enquadra nos requisitos do Programa. “Precisamos garantir que, além do quadro clínico leve, as famílias também tenham estrutura e perfil para este tipo de ação. Esses pacientes serão tratados e monitorados e, dependendo da evolução clínica, poderão seguir em casa até a alta ou retornar para internação no ambiente hospitalar, se necessário”, afirma Eduardo de Menezes.

O Programa é destinado para pacientes atendidos no Hospital de Campanha ou na Unidade Respiratória do Pronto Atendimento.

Internação Domiciliar

O Programa “Santa Casa na Sua Casa” está sendo implantado pela Prefeitura de Louveira com base na a Lei nº 10.424/2002, que regulamenta a assistência domiciliar no Sistema Único de Saúde (SUS), através do subsistema de Atendimento e Internação Domiciliar. A Prefeitura de Campinas também criou um programa semelhante.

Aumento de leitos 

Desde o início do ano, a Secretaria de Saúde de Louveira ampliou de 5 para 17 o número de leitos de UTI da Santa Casa, inaugurou o Hospital de Campanha – que também teve o seu número de leitos elevado de 12 para 16. Nesta segunda-feira (29), uma nova ala do Hospital de Campanha com 8 novos leitos foi inaugurada. No decorrer do mês de março, pacientes vítimas da covid-19 também foram acomodados em alas de enfermaria da Santa Casa.