A Câmara de Louveira irá contribuir para a luta das pessoas com deficiência ou portadoras de doenças raras por meio de uma Frente Parlamentar, criada para discutir o tema na noite desta quinta-feira, 10 de junho, durante a 10ª Sessão Ordinária do ano. A sessão foi continuidade da iniciada na terça-feira, dia 8, e suspensa por luto. O Projeto de Resolução, de autoria do vereador Nilson Cruz (PSD), foi aprovado por unanimidade. O vereador Fábio Borriero (PDT) não compareceu à sessão.

O vereador Nilson pediu apoio dos colegas e defendeu a proposta informando que a união de diversos segmentos da sociedade podem promover melhorias no cotidiano das pessoas com deficiência e doenças raras. O caráter é suprapartidário, a fim de promover o debate, apresentar propostas e aprimorar a legislação com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dessas pessoas por meio de políticas públicas inclusivas.

O principal objetivo da Frente Parlamentar é promover discussão, estudos e ações dentro da cidade de Louveira em relação aos temas. Qualquer vereador poderá participar da Frente Parlamentar, devendo apenas formalizar sua adesão. Além dos vereadores, também será permitida a participação de colaboradores da sociedade civil e representantes de entidades públicas e privadas relacionadas ao tema. Na primeira reunião deverá ser aprovado o Regimento Interno da Frente Parlamentar relacionando o prazo de funcionamento, objetivos e a relação dos membros efetivos.

Familiares de pessoas com deficiência acompanharam a votação. Ao usar a palavra, o vereador Laércio Neris (PTB) parabenizou a iniciativa, citou a presença das mães e declarou que a Câmara passará a ter um papel de luta pelos direitos dos deficientes para atuar junto com a comunidade e cobrar dos poderes Executivos federal, estadual e municipal, ações de melhorias para que possam ter uma condição de vida melhor na cidade. “Tenho certeza de que a Câmara dará todo apoio necessário para que os familiares possam enfrentar essa batalha junto ao poder público”, resumiu Laércio.

O vereador Marquinhos Deca (PSD) também elogiou o projeto afirmando que como político e autoridades, é preciso também fazer projetos que ajudem o próximo. Logo depois, o vereador Leandro Lourençon (PSDB) manifestou seu apoio e disse que o projeto irá auxiliar as famílias, referindo-se às mães presentes no auditório. O presidente da Câmara, vereador Marquinhos Leite (PSDB), classificou a criação da Frente Parlamentar como muito importante para ajudar as mães e colocou-se à disposição Louveira cria Frente Parlamentar em Defesa das pessoas com deficiências e doenças rarasfazer parte do grupo.

Informações: CML (Texto: Ricardo Pupo / Foto: Gisele Floriano)