Louveira é a 12º melhor cidade de pequeno porte para se viver no Brasil, segundo estudo feito pela consultoria Austin Rating em todos os 5.565 municípios do País.

O resultado foi publicado no Anuário Melhores Cidades do Brasil, divulgado no último dia 24 de junho, com 158 páginas e publicado pela revista de circulação nacional “Isto É”.

Elaborado pela Austin Rating, em parceria com a Editora Três, o estudo considerou 281 indicadores relacionados às áreas social, econômica, fiscal e digital em todas as prefeituras.

A análise dividiu os municípios brasileiros em três grupos, de acordo com a população: municípios de grande, médio e pequeno porte.

O ranking avalia indicadores subdivididos nas seguintes categorias:

– Educação

– Saúde

– Desenvolvimento humano

– Mercado de trabalho

– Qualidade de vida

– Responsabilidade social

– Capacidade de arrecadação

– Execução do orçamento

– Capacidade de pagamento

– Comércio exterior

– Atenção ao jovem

– Habitação

– Mobilidade digital

– Acesso digital ao conhecimento.

“Esse estudo é amplo e retrata de forma detalhada os diferentes aspectos do município. A posição de destaque de Louveira é fruto de um trabalho importante da gestão pública, mas também da participação efetiva de toda a população na construção, dia após dia, de uma cidade melhor para todos nós”, disse o prefeito de Louveira, Estanislau Steck.

Entre as cidades de pequeno porte, as nove primeiras colocadas na lista são do Sul do País. Timbó (SC) lidera o ranking, seguida por Carlos Barbosa (RS) e Pomerode (SC). NA classificação geral, que também considera as médias e grandes cidades, Joinville, também em Santa Catarina, é a primeira colocada.
Louveira é a primeira cidade do Estado de São Paulo que aparece no ranking, sendo que ainda constam Cerquilho em 15º lugar e Guaíra em 23º.
Já no ranking geral, aparecem as cidades de Indaiatuba, em 11º lugar, e Valinhos, em 13º. Confira mais neste link.

A Editora Três, que elaborou o estudo em parceria com a Agência de Classificação de Risco de Crédito Austin Rating, informou, na publicação, que “o Anuário As Melhores Cidades do Brasil é produto do mapeamento e classificação do nível de desenvolvimento dos municípios, hierarquizados pelos critérios qualitativo e quantitativo. É uma forma, também, de a aniversariante homenagear prefeitas, prefeitos e populações dos quatro cantos do Brasil, que, além do trabalho cotidiano, tiveram de lutar recentemente contra uma inesperada e devastadora pandemia. Se, de forma macro e global, vemos o quanto o caminhar para frente na área econômica faz-se vital para uma nação, é nas cidades – nas capitais e no interior – que a necessidade de planejamento e desenvolvimento nesse setor se torna ainda mais visível. Nos municípios – de grande, médio ou pequeno porte -, prefeitas e prefeitos, cidadãs e cidadãos se encontram nas ruas, param, cumprimentam-se e conversam informalmente a respeito de conquistas e mazelas. A homenagem é justa e merecida a mandatárias e mandatários municipais que estão a entregar a seus moradores bons sistemas de transporte, saneamento básico, saúde, educação, lazer, preservação do meio ambiente, cultura, ferramentas digitais, creches e tantas outras demandas. Nesse contexto, o Anuário As Melhores Cidades do Brasil é um completo manual para o conhecimento da importância de nossos municípios e, sobretudo, um rico e detalhado guia da cidadania.”

O ranking: