O Governo do Estado de São Paulo atualizou nesta quarta-feira (10) as informações sobre o Plano São Paulo de retomada da economia e a região de Campinas, na qual Louveira está inserida, se mantém na Fase 2 – Laranja, com a reabertura parcial do comércio e serviços, como está sendo praticado atualmente.

Além da região de Campinas, a Fase 2 é mantida na Capital e mais oito regiões – Araçatuba, Campinas, Franca, Marília, Piracicaba, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, Sorocaba e Taubaté.

As cidades só poderão ampliar o funcionamento das atividades econômicas se os índices de contaminação caiam – o que não tem sido visto pela cidade já que na última semana foram mais 20 novos casos de covid-9 em Louveira, maior quantidade registrada em uma semana.

Ainda assim, as restrições não foram maiores na região pois a capacidade hospitalar não está no seu limite. Porém, no Estado de São Paulo, cinco regiões tiveram um endurecimento na flexibilização, e sete regiões tiveram melhora. Ainda assim, o Estado agora não possuí nenhuma área na Fase 3 – Amarela.

Desde abril, as projeções do Estado já apontavam que a contaminação estava mais acelerada no interior do que na capital. Com os últimos dados do Plano SP, o Governo decidiu ampliar restrições a atividades econômicas não essenciais em cinco regiões. Araraquara e Bauru voltaram da fase 3 (amarela) para a 2 (laranja), enquanto que as áreas de Ribeirão Preto, Barretos e Presidente Prudente voltaram à etapa 1 (vermelha) de máxima restrição.

Já nas regiões da Baixada Santista e de Registro, a melhora nos índices semanais de variação de casos confirmados, internações e mortes por COVID-19 levou à reclassificação da fase vermelha para a laranja, que permite reabertura restrita de imobiliárias, concessionárias, escritórios, comércio de rua e shoppings centers. O mesmo ocorreu em todas as cinco sub-regiões da Grande São Paulo.

A próxima avaliação será feita em 17 de junho.

Transparência

Os dados estatísticos referentes aos critérios técnicos que norteiam o Plano São Paulo estão à disposição de qualquer pessoa no boletim completo do coronavírus no estado. Todo o material com mapas interativos, gráficos e tabelas com dados consolidados pode ser consultado ou baixado no site seade.gov.br/coronavirus/, que recebe atualizações diárias.

As estratégias e critérios do Plano São Paulo para retomada da economia de acordo com cinco níveis de reabertura parcial estão à disposição na página saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/planosp/. O site também permite consulta e download de todos os protocolos sanitários para todos os setores produtivos e também as regras de testagem para coronavírus no setor privado.

Já o documento com o resumo do painel atualizado do Plano São Paulo para todas as regiões do estado, apresentado nesta quarta no Palácio dos Bandeirantes, pode ser consultado ou baixado no link saopaulo.sp.gov.br/wp-content/uploads/2020/06/PlanoSP-10062020.pdf.