Em visita ao 49º Batalhão da Policia Militar de Jundiaí, realizada na manhã desta segunda-feira (10), o prefeito de Louveira, Estanislau Steck, assinou a renovação de convênio com a Secretaria de Segurança Pública do Estado para garantir a continuidade das atividades da base da Polícia Militar de Louveira, localizada em frente à Estação Ferroviária. Com a assinatura, a Prefeitura também está autorizada a realizar a reforma do prédio, atendendo à antiga demanda da corporação.

O prefeito – que estava acompanhado do vice-prefeito Ricardo Barbosa e do secretário de Segurança, Osvaldo Roberto Cândido – aproveitou a oportunidade para colocar em pauta durante a reunião com o comandante do 49º Batalhão, tenente coronel Malco Basílio, a discussão sobre a implantação de importantes projetos para a cidade como a Vizinhança Solidária, Vizinhança Solidária Escolar e a Operação Delegada. O encontro também contou com a presença do capitão Osvaldo Guarizo, comandante da 2ª Companhia de Itatiba, e do major da Polícia Militar, Ferreira Bueno.

A Operação Delegada é realizada por meio de um convênio entre a Prefeitura e o Governo do Estado de São Paulo para que agentes voluntários da Polícia Militar reforcem o policiamento na cidade durante suas folgas.

Já os programas Vizinhança Solidária e Vizinhança Solidária Escolar têm como meta conscientizar as pessoas de uma comunidade da sua importância e responsabilidade na sua segurança pessoal e coletiva. Visa incentivar às ações de prevenção primária nos locais onde moram, trabalham ou estudam. Na prática o programa é de adesão voluntária, aberto a qualquer pessoa. A Polícia Militar é responsável por ofertar aos integrantes da comunidade ou seus representantes a implantação do programa, a realização de palestras de conscientização sobre ações de prevenção primária acerca de medidas básicas de segurança pessoal e coletiva.

Seccional
Ainda na manhã desta segunda-feira (10), o prefeito também visitou a Seccional de Polícia de Jundiaí, onde foi recebido pelo delegado Luiz Carlos Branco Júnior. Entre as pautas discutidas estão a conclusão da reforma do prédio da Delegacia de Polícia Civil de Louveira, que inclui a implantação de um Núcleo de Atendimento à Mulher e totens eletrônicos para o registro de boletins de ocorrência, que poderá ser feito pelos próprios cidadãos com auxílio dos agentes de segurança.