Diversos louveirenses tem publicado nas redes sociais seus contatos e se oferecendo para ir no lugar das pessoas com mais de 60 anos às compras em supermercados e farmácias.

Esta boa ação tem sido oferecida em tempos de precaução contra o coronavírus que é mais perigoso para pessoas acima de 60 anos.

A moradora do Terra da Uva, na região do bairro Santo Antônio, Thabata Carolina Francisco Mendes, de 31 anos, é uma das pessoas que publicou nas redes sociais sua disponibilidade para ajudar quem precisa. “Em meio a esse caos, devemos um ajudar o outro”, disse em entrevista ao Acontece Louveira.

Ela ainda não foi acionada por alguém precisando de ajuda, mas está disponível e acredita que esta é a forma de poder contribuir para que os impactos deste momento de isolamento social sejam menores e que mais pessoas possam de fato não sair de casa.

“Se o idoso precisar que vá ao mercado, açougue, farmácia, posto de saúde, vou sem cobrar nada. Quero ajudar, não lucrar”, afirma a louveirense.

Supermercado orienta consumidores

Esta solidariedade com os idosos vai de encontro ao que os próprios supermercados tem orientado: que pessoas de grupos de risco e idosos não devem ir às compras.

Como os supermercados não podem ficar fechados, já que estão entre os serviços essenciais, alguns estabelecimentos estão passando orientações aos seus consumidores.

O supermercado Louveira, por exemplo, divulgou nota em suas redes sociais orientando:

  • Ir apenas uma pessoa por família
  • Evitar que idosos e pessoas de grupos de risco vão às compras
  • Não levar crianças
  • Manter distância das pessoas dentro do estabelecimento
  • Ao tossir ou espirrar, cobrir boca e nariz com lenço descartável ou com o cotovelo

Vale destacar ainda que as pessoas devem manipular o mínimo possível os produtos, tocando apenas aquilo que de fato for comprar. Outra dica importante é lembrar de higienizar as mãos, lavando em água corrente e com sabão ou utilizando álcool em gel.

Texto: Acontece Louveira
Foto de stevepb–282134